Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1171684
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSILVA, J. de J.
dc.date.accessioned2025-01-17T12:49:05Z-
dc.date.available2025-01-17T12:49:05Z-
dc.date.created2025-01-17
dc.date.issued2023
dc.identifier.citation2023.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1171684-
dc.descriptionEstudos voltados à conservação das espécies vegetais dependem de um monitoramento e compreensão da dinâmica da vegetação, principalmente em áreas onde há escassez de informações a respeito das espécies nativas. O presente estudo teve como objetivo geral determinar o comportamento fenológico e a qualidade fisiológica das sementes de Handroanthus spongiosus (Rizzini) S. Grose em diferentes regiões da Caatinga no Estado de Pernambuco. As áreas da observação fenológica e coleta de sementes estão inseridas no Domínio Caatinga nos municípios de Petrolina e Lagoa Grande. O capítulo I (submetido à revista FLORA) avaliou a fenologia vegetativa e reprodutiva durante 36 meses em 87 indivíduos distribuídos em quatro populações, onde os resultados mostraram variações nas frequências e nos índices de atividade entre as populações. As fenofases vegetativas e reprodutivas foram sazonais e influenciadas pela precipitação pluviométrica. O capítulo II (submetido à revista Seeds MDPI) avaliou as condições ideais para desenvolvimento do teste de tetrazólio utilizando sementes coletadas em diferentes populações e anos com objetivo de determinar a viabilidade e vigor das sementes, onde sementes imersas por 1h e 4h não promoveu uma clara diferença de coloração. Por outro lado, sementes imersas na concentração de 0,01% por 3h foi mais eficiente na avaliação da viabilidade. O capítulo III (publicado na Journal of Seed Science) avaliou a resposta temporal a diferentes embalagens e ambientes de armazenamento na conservação da qualidade fisiológica de sementes de H. spongiosus, sendo observado que em ambiente de laboratório apresentaram decréscimo na porcentagem de germinação e de formação de plântulas normais, enquanto aqueles com temperaturas baixas e ultrabaixas propiciaram as melhores condições de qualidade e vigor até os 24 meses, sendo recomendado para o armazenamento da espécie. O capítulo IV (submetido à Journal of Forestry Research) avaliou as melhores condições de cultivo para produção de mudas de Handroanthus spongiosus, onde sementes foram coletadas em cinco populações no estado de Pernambuco e cultivadas em seis substratos: solo, areia, solo + vermiculita, solo + esterco de cabra, solo + vermiculita + esterco de cabra e solo + esterco de cabra + 30% biocarvão. Os substratos com adição de matéria orgânica favoreceram aumento do comprimento da parte aérea, diâmetro do caule e massa seca. A adição de esterco caprino e biocarvão na formulação dos substratos pode melhorar o desenvolvimento de mudas de H. spongiosus e aumentar os benefícios econômicos. As informações obtidas poderão auxiliar programas de colheita de sementes com qualidade fisiológica e produção de mudas para restauração ecológica.
dc.formatil.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectHandroanthus spongiosus
dc.subjectSazonalidade
dc.subjectQualidade fisiológica
dc.subjectEspécies vegetais
dc.subjectEspécie arbórea
dc.subjectFloresta seca
dc.titleFenologia, qualidade fisiológica e conservação de sementes de Handroanthus spongiosus (Rizzini) S. Grose (Bignoniaceae), espécie endêmica da floresta tropical sazonalmente seca da Caatinga.
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroSemente
dc.subject.thesagroCaatinga
dc.subject.thesagroFenologia
dc.subject.thesagroArmazenamento
dc.subject.thesagroSete Cascas
dc.subject.nalthesaurusDry forests
dc.description.notesTese (Doutorado em Ecologia da Vegetação e Conservação) – Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana. Orientada por Claudineia Regina Pelacani; Coorientada por Bárbara França Dantas, Embrapa Semiárido.
dc.format.extent2112 f.
riaa.ainfo.id1171684
riaa.ainfo.lastupdate2025-01-17
dc.contributor.institutionJAILTON DE JESUS SILVA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA.
Aparece en las colecciones:Tese/dissertação (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Fenologia-qualidade-fisiologica-e-conservacao-de-sementes-de-Handroanthus-spongiosus.pdf3.42 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace