Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1171748
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOLIVEIRA, G. M. de
dc.date.accessioned2025-01-20T13:48:17Z-
dc.date.available2025-01-20T13:48:17Z-
dc.date.created2025-01-20
dc.date.issued2019
dc.identifier.citation2019.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1171748-
dc.descriptionMyracrodruon urundeuva Allemão é uma espécie arbórea conhecida popularmente como aroeira-do-sertão. É considerada como uma das espécies nativas com importância econômica devido as suas características madeireira e medicinal. Objetivou-se obter os limites térmicos e osmóticos, com base nos modelos de tempo térmico, tempo hídrico e tempo hidrotérmico, com a finalidade de testar a eficiência desses modelos e descrever o comportamento germinativo das sementes de M. urundeuva em condições adversas e em cenários futuros de mudanças climáticas. Além disso, foi determinado a relação entre os fatores climáticos e a germinação de diferentes safras de sementes de M. urundeuva, assim como predição da germinação dessas sementes em cenários futuros de mudanças climáticas. A redução de semanas com precipitação mínima afetará diretamente a germinação de sementes e o recrutamento de plântulas. A temperatura de 30 °C inferiu uma maior porcentagem de germinação para as sementes em soluções preparadas com PEG. À medida que reduziu do potencial osmótico do meio, houve também uma redução nos valores de plântulas normais. As sementes de M. urundeuva são tolerantes à ampla faixa de temperatura e potenciais osmóticos. Modelos climáticos permitem identificar as respostas germinativas de M. urundeuva em cenários futuros de mudanças climáticas. A temperatura interferiu na resposta germinativa das sementes de M. urundeuva sob diferentes potenciais osmóticos. A germinação e a formação plântulas de M. urundeuva foram afetadas negativamente pela redução do potencial osmótico preparados com PEG e NaCl. A germinação de sementes de M. urundeuva pode ser avaliada por meio de modelos baseados no conceito de tempo hídrico e tempo hidrotérmico. A qualidade das sementes produzidas de M. urundeuva está relacionada com as temperaturas máxima, média e mínima, umidades média e mínima, e com a precipitação. Cenários futuros de mudanças climáticas, ocorrerá uma redução da qualidade fisiológica das sementes de M. urundeuva ocasionada por flutuações das variáveis de clima.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectFatores ambientais
dc.subjectEspécie florestal
dc.subjectAroeira-do-sertão
dc.subjectEspécie arbórea
dc.subjectPlanta madeireira
dc.titleVulnerabilidade de sementes de aroeira-do-sertão (Myracrodruon urundeuva Allemão) às mudanças climáticas globais.
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroMyracrodruon Urundeuva
dc.subject.thesagroMudança Climática
dc.subject.thesagroAnacardiaceae
dc.subject.thesagroCaatinga
dc.subject.thesagroEspécie Nativa
dc.subject.thesagroPlanta Medicinal
dc.subject.thesagroSemente
dc.subject.thesagroGerminação
dc.subject.nalthesaurusNatural resources
dc.subject.nalthesaurusEnvironmental factors
dc.description.notesTese (Doutorado em Recursos Genéticos Vegetais) - Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana. Orientada por Claudineia Regina Pelacani Cruz; Coorientada por Bárbara França Dantas, Embrapa Semiárido.
dc.format.extent297 f.
riaa.ainfo.id1171748
riaa.ainfo.lastupdate2025-01-20
dc.contributor.institutionGILMARA MOREIRA DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA.
Appears in Collections:Tese/dissertação (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vulnerabilidade-de-sementes-de-aroeira-do-sertao-Myracrodruon.pdf4.38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace