Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1171887
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorALVES, D. D.
dc.contributor.authorMANCIO, A. B.
dc.contributor.authorTONISSI, R. H. de
dc.contributor.authorGOES, B. de
dc.contributor.authorLEÃO, M. I.
dc.contributor.authorLANA, R. de P.
dc.contributor.authorEIFERT, E. da C.
dc.contributor.authorLOPES, J. N. P.
dc.date.accessioned2025-01-22T14:47:20Z-
dc.date.available2025-01-22T14:47:20Z-
dc.date.created2025-01-22
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 45., 2008, Lavras. Biotecnologia e sustentabilidade : anais dos resumos. Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2008.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1171887-
dc.descriptionAvaliou-se o potencial hidrogeniônico (pH) ruminal em bovinos recebendo diferentes tipos de suplementos em pasto. Os tratamentos consistiram no oferecimento de suplementos mineral, proteinado e concentrado aos animais em pastagem de Brachiaria brizantha (Hochst. ex A. Rich.) Stapf cv. Marandu. No 12º dia de cada período experimental, imediatamente antes da suplementação e 2, 4, 6 e 8 horas após o fornecimento do suplemento, realizaram-se coletas de líquido ruminal dos animais para determinação do pH. O delineamento experimental foi em quadrado latino 3 x 3, repetido no tempo, adotando-se o esquema de subdivisão de parcelas em função dos tempos de coletas. Os valores de pH ruminal foram afetados pelos tratamentos (P<0,01). O tempo de coleta do líquido ruminal ou tempo pós-suplementação influenciou (P<0,05) o pH ruminal dos animais do tratamento concentrado. Bovinos recebendo suplementos concentrados ou proteinados em pasto apresentam valores de pH ruminal mais baixos que bovinos recebendo apenas suplementação mineral. O pH ruminal em bovinos recebendo suplementos concentrados ou proteinados em pasto se mantém acima do valor mínimo a partir do qual ocorrem reduções na produção de proteína microbiana e digestão de carboidratos fibrosos. Bovinos recebendo suplementos concentrados em pasto apresentam variação de pH ruminal em função do tempo pós-suplementação.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPotencial hidrogeniônico
dc.titlePotencial hidrogeniônico ruminal em bovinos recebendo diferentes tipos de suplementos em pasto.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroSuplemento Mineral
dc.subject.thesagroSuplemento Protéico
dc.subject.thesagroBovino
riaa.ainfo.id1171887
riaa.ainfo.lastupdate2025-01-22
dc.contributor.institutionDORISMAR DAVID ALVES, UNIMONTES; ANTONIO BENTO MANCIO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; RAFAEL HENRIQUE DE TONISSI, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS; BUSCHINELLI DE GOES, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS; MARIA IGNEZ LEÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; ROGÉRIO DE PAULA LANA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; EDUARDO DA COSTA EIFERT, CNPAF; JOÃO NEWTON PEREIRA LOPES, TECNUTRI TECNOLOGIA EM NUTRIÇÃO ANIMAL LTDA.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPAF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
rasbz-2008-eifert.pdf141.21 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace