Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1171941
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorLOPES, J. G.
dc.date.accessioned2025-01-23T19:46:59Z-
dc.date.available2025-01-23T19:46:59Z-
dc.date.created2025-01-23
dc.date.issued2021
dc.identifier.citation2021.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1171941-
dc.descriptionA aceroleira (Malpighia emarginata Sessé & Moc. ex DC.) pertence à família Malpighiaceae que conta com cerca de 1.300 espécies e aproximadamente 75 gêneros. É uma espécie originária da América Central, Noroeste da América do Sul e Antilhas.Diversas ferramentas têm sido utilizadas por programas de melhoramento para a obtenção de genótipos superiores, e a poliploidia tem sido uma delas, fazendo uso de substâncias antimitóticas para promover a indução da formação de poliploides. O presente trabalho teve como objetivo estudar o uso da colchicina em cultivares da coleção do Banco Ativo de Germoplasma de aceroleira da Embrapa Semiárido como indutor da poliploidização. A aplicação da colchicina foi realizada em diferentes concentrações (0, 0,05, 0,1, 0,2 e 0,3%) em quatro cultivares de aceroleira: (Cabocla, Rubra, Flor Branca, e Costa Rica) durante 24h ou 48h. Inicialmente as plantas foram podadas e, em seguida, foram aplicados os tratamentos utilizando-se a lgodões umedecidos com as diferentes concentrações de colchicina nas gemas axilares. Após aguardar os períodos de 24h ou 48h, os algodões foram removidos e as gemas lavadas com água destilada. Em seguida, as folhas dos ramos recém crescidos foram coletadas e levadas para laboratório para as análises morfométricas. O experimento foi desenvolvido em esquema fatorial 4 (cultivares) x 5 (concentrações de colchicina) x 2 (tempo de aplicação da colchicina) distribuídos em delineamento em blocos ao acaso. Os dados obtidos foram submetidos a análise de variância e as médias foram agrupadas pelo método de agrupamento de Scott-Knott a 5% de probabilidade. As análises foram realizadas utilizando-se o software Genes. Os resultados obtidos mostraram que houve diferença entre os cultivares em relação aos efeitos da colchicina sobre o número e tamanho dos estômatos nos cultivares Cabocla e Flor Branca, evidenciando uma possível indução de poliploidia.
dc.formatil.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectDuplicação do número de cromossomos
dc.titleAplicação de colchicina para indução de poliploidia em aceroleira: caracterização morfométrica dos estômatos.
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroAcerola
dc.subject.thesagroColchicina
dc.subject.thesagroPoliploidia
dc.subject.thesagroMelhoramento Genético Vegetal
dc.subject.thesagroMalpighia Glabra
dc.subject.thesagroVitamina C
dc.subject.nalthesaurusMalpighia emarginata
dc.description.notesDissertação (Mestrado em Horticultura Irrigada) - Universidade do Estado da Bahia, Juazeiro, BA. Orientado por Manoel Abílio de Queiróz; Coorientado por Natoniel Franklin de Melo, Embrapa Semiárido.
dc.format.extent248 f.
riaa.ainfo.id1171941
riaa.ainfo.lastupdate2025-01-23
dc.contributor.institutionJHONES GOMES LOPES, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA.
Aparece en las colecciones:Texto para Discussão (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Aplicacao-de-colchicina-para-inducao-de-poliploidia-em-aceroleira.pdf1.34 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace