Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172277
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, J. E. S. B. da
dc.date.accessioned2025-02-03T14:47:34Z-
dc.date.available2025-02-03T14:47:34Z-
dc.date.created2025-02-03
dc.date.issued2014
dc.identifier.citation2014.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172277-
dc.descriptionA limitação ao acesso e a escassez de água de boa qualidade para a agricultura são alguns dos principais problemas enfrentados em áreas agrícolas, principalmente em regiões áridas e semiáridas. O objetivo desse trabalho foi avaliar a qualidade das mudas de melancia cv. Crimson Sweet, irrigadas com diferentes concentrações de água biossalina (ABS), e tratamento de sementes com fitorreguladores e fitoprotetores. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com cinco tratamentos (0, 33, 50, 67 e 100% de ABS) e quatro repetições, de 108 sementes. As sementes de melancia cv. Crimson Sweet foram semeadas em bandejas plásticas preenchidas com substrato comercial. As mudas foram coletadas para realização das análises biométricas e coletas de materiais para análises bioquímicas aos 14, 21 e 28 dias após a semeadura. Avaliou-se o comprimento da parte aérea e raiz; massas de matéria fresca e seca de parte aérea e raiz; proteínas e aminoácidos totais, açúcares solúveis totais e redutores. Posteriormente, avaliou-se o uso de fitorreguladores e fitoprotetores no tratamento de sementes de melancia cv. Crimson Sweet, submetidas a ABS. O delineamento foi inteiramente ao acaso, em esquema fatorial 2x7. Em que se utilizaram água de rede urbana (ARU) e biossalina (ABS), com três fitorreguladores (ácido salicílico, putrescina e ácido giberélico) mais três fitoprotetores (anidrido naftálico, tiametoxam e acybenzolar-S-methyl), além do tratamento controle (sem produtos). As mudas foram avaliadas aos 14 e 21 dias após a semeadura. Avaliou-se o comprimento da parte aérea e raiz; massas fresca e seca de parte aérea e raiz. O uso de ABS não afetou a emergência de plântulas, porém, afetou o desenvolvimento de mudas com o aumento das concentrações de ABS e o período de exposição. O tratamento de sementes com tiametoxam proporcionou maior vigor de mudas, mesmo submetidas à ABS, em relação ao controle em água normal, nos períodos avaliados. De acordo com os resultados, pode-se concluir que o tratamento de sementes com tiametoxam proporciona maior qualidade de mudas de melancia cv. Crimson Sweet em ABS.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCrimson Sweet
dc.subjectÁgua biossina
dc.subjectÁgua residuária
dc.subjectMuda de melancia
dc.subjectAgricultura biossalina
dc.titleUtilização da água biossalina e diferentes tratamentos de sementes na produção de mudas de melancia Crimson Sweet.
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroMelancia
dc.subject.thesagroSalinidade
dc.subject.thesagroIrrigação
dc.subject.thesagroQualidade da Água
dc.subject.nalthesaurusWatermelons
dc.subject.nalthesaurusWater quality
dc.description.notesDissertação (Mestrado em Horticultura Irrigada) - Universidade do Estado da Bahia, Juazeiro, BA. Orientado por Bárbara França Dantas, Embrapa Semiárido.
dc.format.extent268 f.
riaa.ainfo.id1172277
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-03
dc.contributor.institutionJOSÉ EDUARDO SANTOS BARBOZA DA SILVA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA.
Aparece nas coleções:Tese/dissertação (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Melancia-Utilizacao-da-agua-biossalina-e-diferentes-tratamentos-de-sementes-na-producao-de-mudas-de-melancia.pdf790.93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace