Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172384
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorGOMES, R. A.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, W. A. S.
dc.contributor.authorFREITAS, M. V. C.
dc.contributor.authorSILVA, J. C.
dc.contributor.authorFERREIRA, M. A. R.
dc.contributor.authorSILVA, J. de J.
dc.contributor.authorDANTAS, B. F.
dc.date.accessioned2025-02-05T18:49:50Z-
dc.date.available2025-02-05T18:49:50Z-
dc.date.created2025-02-05
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationInformativo Abrates, v. 30, n. 1, p. 114, Set. 2024.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172384-
dc.descriptionA conservação da qualidade de sementes nativas em curto e médio prazo é uma ferramenta vital para a conservação da biodiversidade e para o suporte a programas de restauração ecológica, além de manter o patrimônio natural para gerações futuras. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade de sementes das espécies florestais Aspidosperma pyrifolium Mart. & Zucc (pereiro), Cenostigma pyramidale (Tul.) Gagnon & G.P.Lewis (catingueira-verdadeira), Astronium urundeuva (M.Allemão) Engl (aroeira-do-sertão) e Anadenanthera colubrina (Vell.) Brenan (angico) armazenadas em câmara fria. As sementes foram coletadas nos estados de Pernambuco e Bahia entre 2010 e 2023. Os diferentes lotes de sementes foram beneficiados e embalados em sacos de algodão, identificados por ano e local de coleta. As sementes foram armazenadas em câmara fria com 10°C e UR 60%. Foram realizadas avaliações anuais durante 10 anos, em delineamento inteiramente casualizado, a fim de verificar a germinação e viabilidade das sementes ao longo do tempo. Para tanto, foram semeadas 4 repetições de 50 sementes em papel-substrato, para cada lote e mantidos a 25ºC com 12h de fotoperíodo durante 21 dias. Os dados obtidos foram submetidos à análise de regressão. Sementes de pereiro, catingueira-verdadeira e angico mantém alta qualidade fisiológica (> 80% de germinação) em até 3 anos de armazenamento em câmara fria, enquanto as sementes de aroeira-do-sertão conseguem manter alta qualidade até 2 anos de armazenamento. As espécies mantêm a viabilidade >50% por até 4 anos. As sementes de angico, aroeira-do-sertão e pereiro perderam 90% da viabilidade após 6 anos. As sementes de catingueira-verdadeira atingiram 10% de germinação após 9 anos de armazenamento. Sementes de espécies florestais da Caatinga conseguem manter alta qualidade fisiológica em câmara fria a curto e médio prazo.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEspécies florestais
dc.subjectPereiro
dc.subjectCenostigma pyramidale
dc.subjectCatingueira-verdadeira
dc.subjectAroeira-do-sertão
dc.subjectAngico
dc.subjectCamera fria
dc.subjectArmazenamento da semente
dc.titleQualidade e viabilidade de sementes de quatro espécies florestais da Caatinga durante uma década de armazenamento.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroSemente
dc.subject.thesagroCaatinga
dc.subject.thesagroAspidosperma Pyrifolium
dc.subject.thesagroAstronium Urundeuva
dc.subject.nalthesaurusAnadenanthera colubrina
dc.description.notesEdição dos Resumos do 22º Congresso Brasileiro de Sementes, Foz do Iguaçu, Set. 2024.
riaa.ainfo.id1172384
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-05
dc.contributor.institutionRAQUEL ARAUJO GOMES, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; WILLIANE APARECIDA SILVA OLIVEIRA, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA; MARCOS VINICIUS CARVALHO FREITAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; JAMILLE CARDEAL SILVA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; MARIA APARECIDA RODRIGUES FERREIRA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; JAILTON DE JESUS SILVA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; BARBARA FRANCA DANTAS, CPATSA.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
QUALIDADE-E-VIABILIDADE-DE-SEMENTES-DE-QUATRO-ESPECIES-CAATINGA.pdf721.96 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace