Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172467
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRIBEIRO, L. B.
dc.contributor.authorMOTA, D. M. da
dc.contributor.authorCARNEIRO, L.
dc.date.accessioned2025-02-06T20:47:12Z-
dc.date.available2025-02-06T20:47:12Z-
dc.date.created2025-02-06
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationRaízes: Revista de Ciências Sociais e Econômicas, v. 43, n. 2, p. 274-292, 2024.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172467-
dc.descriptionO objetivo do artigo é analisar as expectativas de residentes de vilas rurais quanto à dendeicultura no Nordeste Paraense, Amazônia brasileira, particularmente, sobre a noção de inclusão social veiculada por políticas públicas federais que visam a produção de agrocombustíveis. A pesquisa foi realizada por meio de um levantamento do tipo survey com atores-chave em 346 vilas em cujos arredores cultiva-se dendê entre 2015 e 2022. Uma tipologia foi considerada segundo a relação de moradores das vilas com a dendeicultura, com quatro tipos, quais sejam: i) vilas com assalariados na dendeicultura; ii) vilas com agricultores integrados à dendeicultura; iii) vilas com agricultores integrados e assalariados; e iv) vilas cujos moradores não têm relação direta com a dendeicultura. Considerando os tipos, levantamos e caracterizamos as vantagens e desvantagens que os moradores atribuem à dendeicultura e qualificamos também as percepções quanto a infraestruturas disponíveis. Os principais resultados mostram semelhanças e diferenças nas suas percepções independentemente das relações com a atividade. Para eles, a dendeicultura apresenta vantagens em relação à geração de emprego e renda e à melhoria de infraestruturas. As principais desvantagens são os problemas ambientais decorrentes da atividade, a perda de terras com a expansão de monocultivos, os riscos relativos à disponibilidade de alimentos e os desencontros entre as promessas e a realidade.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectInfraestrutura
dc.subjectProblema ambiental
dc.titleAvaliação do efeito de políticas públicas voltadas à dendeicultura por moradores de vilas rurais no Nordeste paraense.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroEmprego
dc.subject.thesagroDendê
dc.subject.thesagroPolíticas Públicas
riaa.ainfo.id1172467
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-06
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.37370/raizes.2023.v43.848
dc.contributor.institutionLAIANE BEZERRA RIBEIRO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; DALVA MARIA DA MOTA, CPATU; LINCOLN CARNEIRO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ.
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EfeitoPoliticas.pdf1.23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace