Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172490
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMOTA, D. M. da
dc.contributor.authorFELICIEN, A.
dc.contributor.authorPEIXOTO, Q. de M.
dc.contributor.authorGHIRARDI, N. R.
dc.date.accessioned2025-02-07T17:47:17Z-
dc.date.available2025-02-07T17:47:17Z-
dc.date.created2025-02-07
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationRevista de Economia e Sociologia Rural, v. 62, n. 3, e283292, 2024.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172490-
dc.descriptionO objetivo do artigo é analisar a relação entre a comida de hoje e a comida de ontem, considerando a perspectiva de gênero e geração em um contexto de insegurança alimentar em três comunidades quilombolas da Amazônia paraense: Tipitinga, Jacarequara e Pimenteira. Metodologicamente, o estudo combina a revisão de literatura e de dados secundários com o levantamento de dados primários efetuado por meio de 15 entrevistas abertas com quilombolas e mediadores. Três oficinas foram realizadas em cada quilombo com 42 pessoas. As conclusões mostram que houve redução de áreas para a prática do extrativismo e exaustão do solo para a agricultura, paralelamente ao envelhecimento e à saída dos jovens para estudar e trabalhar. A maior disponibilidade de recursos financeiros permite compras e maior consumo de produtos industrializados com base nos critérios de rapidez, facilidade, sabor e estilo de vida, conformando situações sociais que evidenciam processos de transição nutricional.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectQuilombo
dc.subjectDesigualdade alimentar
dc.subjectTransição nutricional
dc.subjectComida tradicional
dc.titleComida de hoje, comida de ontem em quilombos na Amazônia Oriental do Pará.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroSegurança Alimentar
dc.subject.thesagroEscassez de Alimento
riaa.ainfo.id1172490
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-07
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/1806-9479.2023.283292
dc.contributor.institutionDALVA MARIA DA MOTA, CPATU; ANA FELICIEN, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; QUIMERA DE MORAES PEIXOTO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; NAZARÉ REIS GHIRARDI, REDE BRAGANTINA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Comida-de-hoje.pdf1.65 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace