Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172496
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorDAMASCENA, L. S.
dc.date.accessioned2025-02-07T18:47:08Z-
dc.date.available2025-02-07T18:47:08Z-
dc.date.created2025-02-07
dc.date.issued2011
dc.identifier.citation2011.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172496-
dc.descriptionA vegetação da Caatinga é formada por várias unidades fisionomicas, entre elas a Savana Estépica Parque (Tp), a qual é tida como a unidade mais típica da Savana Estépica. Os objetivos deste trabalho foram: Analisar a estrutura hierárquica conceitual das classificações da vegetação, inventariar as espécies vegetais e traçar suas relações fitossociológicas, afim de, avaliar as singularidades florísticas e estrutural e caracterizar os fatores abióticos, além de desenvolver o mapeamento da Tp para a região do baixo médio São Francisco. Para isso, desenvolveu-se a organização conceitual dos sistemas de classificação com base na influência deste para a formação dos grupos vegetacionais, após se dispôs as classificações em componentes principais. A fitossociologia foi realizada com base na coleta de dados florísticos e estruturais em campo, para subsidiar a comparação com outros trabalhos realizados na Savana Estépica. O mapeamento foi realizado em duas regiões, Rodelas e Juazeiro, com base em técnicas de classificação (MAXVER, Mínima Distância e Fatiamento) para duas épocas sazonalmente opostas, para traçar limites mais precisos desta unidade vegetacional. Como resultado deste trabalho observou-se que: a) A organização conceitual dos sistemas de classificação demonstra que os conceitos ligados à estrutura vegetacional predominam na segregação de unidades vegetacionais, em quanto que, os dados florísticos não são utilizados como informações determinantes para a delimitação de grupos. b) A análise fitossociológica e florística apresentou a Tp formada por uma cobertura vegetal repleta de clareiras, contendo espécies arbustivas, herbáceas, gramíneas e algumas vezes arbóreas, que cobrem parcialmente o solo pedregoso. Esta fisionomia caracteriza-se por apresentar padrão espaçado dos nanofanerófitos, os quais possuem uma pseudo-ordenação, onde pequenos agrupamentos de plantas lenhosas de pequeno porte são formados sobre um denso tapete lenhoso de hemicriptófitos e caméfitos. Os arbustos são principalmente a Poincianella pyramidalis (Tul.) L.P.Queiroz, Jatropha mollissima Baill., Cnidoscolus quercifolius Pohl e o Aspidosperma pyrifolium Mart., o estrato herbáceo é dominada por espécies do gênero Aristida. O solo é raso e pedregoso com pouca matéria orgânica. c) O mapeamento realizado para a Tp próximo ao município de Rodelas apresenta características mais típicas da fisionomia. Já a região de Juazeiro é altamente fragmentada e permeada por áreas de transição com outras fisionomias e campos antrópicos. Concluindo, a Savana Estépica Parque é uma unidade fitofisionômica distinta de outras unidades vegetacionais pela formação de pequenos agrupamentos das espécies de fanerófitos, este envolvidos em um contínuo tapete de Aristida.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSavana Estépica
dc.subjectParque no baixo médio São Francisco
dc.subjectFitossociologia florística
dc.subjectAtores abióticos
dc.subjectFitossociologia
dc.subjectClassificações da vegetação
dc.subjectEspécie vegetal
dc.titleCaracterização da Savana Estépica Parque no baixo médio São Francisco, Bahia, Brasil.
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroRecurso Natural
dc.subject.thesagroCaatinga
dc.subject.thesagroVegetação
dc.subject.nalthesaurusNatural resources
dc.description.notesDissertação (Mestrado em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente) -Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana. Orientado por Flávio França, UEFS; coorientado por Iêdo Bezerra Sá, Enbrapa Semiárido.
dc.format.extent2128 f.
riaa.ainfo.id1172496
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-07
dc.contributor.institutionLEILTON SANTOS DAMASCENA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA.
Aparece en las colecciones:Tese/dissertação (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Caracterizacao-da-Savana-Estepica-Parque-no-baixo-medio-Sao-Francisco-Bahia-Brasil..pdf6.68 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace