Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172510
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorLIRA, I. C. de S. A.
dc.date.accessioned2025-02-07T19:47:14Z-
dc.date.available2025-02-07T19:47:14Z-
dc.date.created2025-02-07
dc.date.issued2022
dc.identifier.citation2022.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172510-
dc.descriptionEste trabalho objetivou caracterizar acessos de leguminosas forrageiras dos gêneros (Stylosanthes e Macroptilium) com vistas à identificação de materiais com potencial para uso em programas de melhoramento visando alimentação animal. Os acessos do gênero Stylosanthes foram avaliados por meio de caracterização citogenética e molecular. Com relação ao gênero Macroptilium foi realizado um estudo sobre o efeito do déficit hídrico no desenvolvimento vegetativo desse gênero. Os dados obtidos foram submetidos a análise de variância, teste de médias e análise de regressão. Como resultado da caracterização citogenética foram avaliados citogenéticamente 13 acessos de Stylosanthes das espécies S. scabra e S. seabrana identificando o número, a morfologia cromossômica e o padrão de distribuição de heterocromatina visando estudar a variabilidade cariológica em apoio à caracterização das espécies. Foram observados acessos com 2n=40 (S. scabra) e 2n=20 (S. seabrana) cromossomos, núcleo interfásico do tipo semirreticulado, cariótipo simétrico com morfologia cromossômica variando de metacêntrica a submetacêntrica e tamanho cromossômico médio em torno de 2,5 μm com diferenças no comprimento médio dos cromossomos e no comprimento total do genoma. A análise com dupla coloração CMA/DAPI permitiu a visualização de dois blocos CMA+ nos acessos de ambas as espécies localizados na região subterminal do braço curto do menor par cromossômico também foi possível a visualização de bandas DAPI+/CMA- em dois dos dez acessos de S. scabra (acessos CPAC 1261 e CPAC 5205). Na caracterização molecular foram produzidas 104 bandas polimórficas e apenas quatro monomórficas. Os coeficientes de similaridade calculados a partir do método de Dice (Sorenso - Nei e Li) variaram de um mínimo de 0,06349 e um máximo de 0,70588 de distância. A partir do dendrograma, obtido foi possível separar os acessos em cinco grupos, onde o Grupo 1 foi formado por 14 componentes, o Grupo 2 formado apenas por 1 acesso; O Grupo 3 formado por 3 acessos, o Grupo 4 formado pela cultivar BRS Campo Grande; e o último Grupo 5, formado apenas pela cultivar BRS Bela. Já com relação ao Macroptilium, quando submetido ao déficit hídrico, foi observado que os acessos que foram mais tolerantes ao nível de estresse hídrico mais severo (umidade do solo de 25% da CC), inclusive muitas vezes superiores a testemunha CTM-A27, foram os CTM-A15, da espécie M. atropurpureum, seguido pelos acessos CTM-A3 e CTM- A54. Já entre os acessos de M. lathyroides, os mais tolerantes foram os acessos CTM-L27 e CTM-L7, sendo estes os acessos mais recomendados para utilização em futuros programas de melhoramento da espécie para condições de seca. Os resultados desse estudo permitem inferir que há grande variabilidade dentro do germoplasma dos dois gêneros estudados, o que possibilita sua utilização em programas de seleção e melhoramento genético.
dc.formatil.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEstresse hídrico
dc.subjectAnálise genética
dc.titleAnálise comparativa citogenética e molecular em acessos de Stylosanthes e de déficit hídrico em acessos de Macroptilium.
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroLeguminosa Forrageira
dc.subject.thesagroForragem
dc.subject.thesagroNutrição Animal
dc.subject.thesagroMelhoramento Genético Animal
dc.subject.nalthesaurusMacroptilium
dc.subject.nalthesaurusForage legumes
dc.subject.nalthesaurusStylosanthes
dc.subject.nalthesaurusAnimal nutrition
dc.subject.nalthesaurusSoil water deficit
dc.description.notesTese (Doutorado em Recursos Genéticos Vegetais) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana. Orientada por Ronaldo Simão de Oliveira, UEFS; coorientada por Rafaela Priscila Antonio, Embrapa Semiárido; coorientada por Manoel Abílio de Queiroz, UNEB.
dc.format.extent295 f.
riaa.ainfo.id1172510
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-07
dc.contributor.institutionIRLANE CRISTINE DE SOUZA ANDRADE LIRA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA.
Aparece en las colecciones:Tese/dissertação (CPATSA)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace