Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172642
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMOITA, A. K. F.
dc.contributor.authorLOPES, P. S.
dc.contributor.authorTONHATI, H.
dc.contributor.authorTORRES, R. de A.
dc.contributor.authorEUCLYDES, R. F.
dc.contributor.authorFREITAS, A. F. de
dc.date.accessioned2025-02-11T19:47:13Z-
dc.date.available2025-02-11T19:47:13Z-
dc.date.created2025-02-11
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 44., 2007, Jaboticabal. O avanço científico e tecnológico na produção animal: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2007.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172642-
dc.descriptionRegistros de produção de leite foram utilizados para verificar o efeito da inclusão da interação reprodutor x rebanho ou reprodutor x rebanho-ano nos modelo de avaliação genética de búfalos da raça Murrah. Os componentes de (co)variância foram estimados pelo método da máxima verossimilhança restrita, considerando como efeitos fixos estação de parto e rebanho-ano de parto e idade da vaca como covariável (efeito linear e quadrático). Os modelos utilizados foram: 1) aditivo; 2) repetibilidade; 3) aditivo com interação reprodutor x rebanho; 4) aditivo com interação reprodutor x rebanho-ano; 5) repetibilidade com interação reprodutor x rebanho e 6) repetibilidade com interação reprodutor x rebanho-ano. As inclusões do efeito permanente de meio, da interação reprodutor x rebanho ou da interação reprodutor x rebanho-ano no modelo aditivo foram significativas (P<0,10). Nos modelos de repetibilidade somente a inclusão da interação reprodutor rebanho-ano foi significativa (P<0,05). A ausência do efeito permanente de meio ao modelo aditivo inflacionou as estimativas da variância genética aditiva e da herdabilidade para a produção de leite. A inclusão do efeito da interação reprodutor x rebanho-ano é mais importante do que o da interação reprodutor x rebanho nos modelos de avaliação genética de bubalinos para produção de leite. As correlações de Pearson e de Spearman indicaram que não há diferença na classificação dos animais quando se utilizam os modelos 2, 5 ou 6.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleInterações reprodutor x rebanho e reprodutor x rebanho-ano na avaliação genética de búfalas.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBúfalo
dc.subject.thesagroGenética Animal
dc.subject.thesagroMelhoramento Animal
riaa.ainfo.id1172642
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-11
dc.contributor.institutionANTONIA KÉCYA FRANÇA MOITA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; PAULO SÁVIO LOPES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; HUMBERTO TONHATI, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA; ROBLEDO DE ALMEIDA TORRES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; RICARDO FREDERICO EUCLYDES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; ARY FERREIRA DE FREITAS, CNPGL.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Interacoes-reprodutor-x-rebanho-e-reprodutor-x-rebanho-ano.pdf90.68 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace