Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172652
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCOBUCI, J. A.
dc.contributor.authorCOSTA, C. N.
dc.contributor.authorBRACCINI NETO, J.
dc.contributor.authorALMEIDA, T. P. de
dc.contributor.authorVELHO, M. M. S.
dc.date.accessioned2025-02-12T11:47:45Z-
dc.date.available2025-02-12T11:47:45Z-
dc.date.created2025-02-12
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 46., 2009, Maringá. Inovação científica e tecnológica em zootecnia: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2009.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172652-
dc.descriptionOs registros de produção de leite no dia do controle das três primeiras lactações de 25.528 vacas Holandesas foram utilizados com o objetivo de avaliar as mudanças na classificação de touros pelos valores genéticos preditos para nove medidas de persistência na produção de leite usando modelos de regressão aleatória que contemplam duas definições de grupos de animais usados na regressão fixa das curvas de lactação. O polinômio de Legendre de ordem cinco foi usado na regressão das curvas fixas (definidas pela média da produção de leite dentro de classes de idade-estação de parto da vaca ou pela média da produção de leite da população) e aleatórias (genética aditiva e permanente de ambiente). Os valores de correlação de ordem entre classificações dos 20 melhores touros para persistência variaram de 0,61 a 0,99, o que indica haver mudanças importantes na classificação dos touros pelos seus valores genéticos quando se considerou uma ou múltiplas curvas de lactação fixa nesses modelos. A escolha do modelo de regressão aleatória mais adequado para uso em avaliações genéticas depende da qualidade do seu ajuste, que, por sua vez, requer decisões referentes aos efeitos incluídos, sobretudo aquelas que definem a regressão fixa das curvas de lactação.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectHerdabilidade
dc.subjectPolinômio de Legendre
dc.subjectRegressão aleatória
dc.titleInfluência da forma de modelagem da curva de regressão fixa sobre a classificação de touro Holandês para persistência na produção de leite.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBovino
dc.subject.thesagroGado Holandês
dc.subject.thesagroCurva de Lactação
riaa.ainfo.id1172652
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-12
dc.contributor.institutionJAIME ARAUJO COBUCI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; CLAUDIO NAPOLIS COSTA, CNPGL; JOSÉ BRACCINI NETO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; TATIANA PRESTES DE ALMEIDA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; MARIA MARTHA SILVA VELHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Influencia-da-forma-de-modelagem-da-curva-de-regressao-fixa.pdf49.39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace