Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172660
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSOUZA SOBRINHO, F. de
dc.contributor.authorAUAD, A. M.
dc.contributor.authorLEDO, F. J. da S.
dc.contributor.authorPEREIRA, A. V.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, J. S. e
dc.contributor.authorMORAES, L. D.
dc.contributor.authorSAMPAIO, F.
dc.date.accessioned2025-02-12T11:48:15Z-
dc.date.available2025-02-12T11:48:15Z-
dc.date.created2025-02-12
dc.date.issued2006
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 43., 2006, João Pessoa. Produção animal em biomas tropicais: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2006.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172660-
dc.descriptionO cruzamento do capim-elefante com o milheto visa basicamente aumentar o tamanho das sementes, favorecendo a sua propagação e utilização em maiores áreas. O objetivo desse trabalho foi avaliar a existência de variabilidade genética para características relacionadas à qualidade nutricional da forragem produzida pelo capim-elefante hexaplóide. Em dois locais foram avaliadas 78 progênies de meio-irmãos de capim-elefante hexaplóide, juntamente com 3 testemunhas, em delineamento de látice, com três repetições e parcelas de 6 plantas. Das vinte melhores progênies, identificadas pelas avaliações de produtividade de matéria seca, foram coletadas amostras da forragem produzida, com intervalo de rebrota de aproximadamente 60 dias. Realizaram-se análises, em equipamento NIRS, das porcentagens de proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN) e ácido (FDA), nutrientes digestíveis totais (NDT) e digestibilidade estimada da matéria seca (DEMS). Foram observadas diferenças significativas entre os tratamentos para todas as características consideradas, evidenciando a existência de variabilidade genética entre as progênies de meio-irmãos de capim-elefante hexaplóide quanto ao valor nutritivo. As médias de PB, FDA, FDN e DEMS foram de 8,8%, 67,7%, 43,9% e 54,6%, respectivamente. As melhores progênies serão utilizadas como base para a obtenção de uma população sintética para o melhoramento visando a seleção de cultivares de capim-elefante hexaplóide propagadas por sementes.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAlimentação animal
dc.titleQualidade da forragem de capim-elefante hexaplóide.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroPlanta Forrageira
dc.subject.thesagroMelhoramento Vegetal
dc.subject.thesagroPennisetum Purpureum
dc.subject.thesagroPennisetum Glaucum
riaa.ainfo.id1172660
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-12
dc.contributor.institutionFAUSTO DE SOUZA SOBRINHO, CNPGL; ALEXANDER MACHADO AUAD, CNPGL; FRANCISCO JOSE DA SILVA LEDO, CNPGL; ANTONIO VANDER PEREIRA, CNPGL; JACKSON SILVA E OLIVEIRA, CNPGL; LEANDRO ELIAS MORAES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; FERNANDA SAMPAIO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Qualidade-da-forragem-de-capim-elefante-hexaploide.pdf21.28 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace