Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172676
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorGOMIDE, C. A. de M.
dc.contributor.authorRANGEL, J. H. de A.
dc.contributor.authorJESUS, R. S. de
dc.contributor.authorSANTOS, N. L.
dc.contributor.authorSILVA, T. B. da
dc.date.accessioned2025-02-12T13:47:31Z-
dc.date.available2025-02-12T13:47:31Z-
dc.date.created2025-02-12
dc.date.issued2006
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 43., 2006, João Pessoa. Produção animal em biomas tropicais: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2006.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172676-
dc.descriptionO uso de leguminosas arbóreas em pastagem traz benefícios ao solo, ao animal e à gramínea associada. Avaliou-se a produção de forragem e a estrutura do pasto de capim-Marandu sob doses crescentes de nitrogênio (0, 80, 160 e 240 kg/ha de N dividido em duas aplicações) ou consorciado com Gliricidia sepium em dois intervalos entre pastejos do manejo rotacionado (7 dias de pastejo X 49 dias de descanso) no período de inverno chuvoso na região do Tabuleiros Costeiros do Nordeste no ano de 2005. As plantas de gliricídia, estabelecidas em 2002, foram implantadas num espaçamento de 4 X 2 m e ao longo do experimento tiveram seus galhos cortados e depositados no solo em ciclos de pastejo alternados. Os piquetes foram dispostos em blocos casualizados com 8 repetições. O ciclo de pastejo interferiu nas características produtivas e estruturais do pasto de capim-Marandu em decorrência principalmente da menor precipitação no segundo ciclo. Este efeito entretanto foi atenuado nos piquetes consorciados com a gliricídia. Em consórcio o capim-Marandu revelou menor percentual de material morto na forragem. As produções de forragem do capim foram maiores nos tratamentos adubados, mas o longo período de descanso comprometeu sua estrutura em termos da relação folha/colmo e do acúmulo de material morto, sobretudo nas maiores doses de N.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectDensidade perfilho
dc.subjectEstrutura do dossel
dc.subjectInterceptação luminosa
dc.titleResposta do capim-Marandu a doses crescentes de nitrogênio ou ao consórcio com Gliricidia sepium sob lotação rotacionada.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroForragem
riaa.ainfo.id1172676
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-12
dc.contributor.institutionCARLOS AUGUSTO DE MIRANDA GOMIDE, CNPGL; JOSE HENRIQUE DE ALBUQUERQUE RANGEL, CPATC; ROSEANE SANTOS DE JESUS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; NAILSON LIMA SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; THÁSSIA BARBOSA DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Resposta-do-capim-Marandu-a-doses-crescentes-de-nitrogenio.pdf24.28 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace