Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172680
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorPACIULLO, D. S. C.
dc.contributor.authorMORENZ, M. J. F.
dc.contributor.authorCARVALHO, C. A. B. de
dc.contributor.authorLOPES, F. C. F.
dc.contributor.authorAROEIRA, L. J. M.
dc.contributor.authorCOSTA, F. J. N.
dc.contributor.authorRODRIGUES, G. S.
dc.contributor.authorMOTTA, A. C. S.
dc.date.accessioned2025-02-12T14:47:58Z-
dc.date.available2025-02-12T14:47:58Z-
dc.date.created2025-02-12
dc.date.issued2006
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 43., 2006, João Pessoa. Produção animal em biomas tropicais: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2006.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172680-
dc.descriptionO objetivo deste trabalho foi avaliar o valor nutritivo da forragem em uma pastagem de “B. decumbens” estabelecida em um sistema silvipastoril, contendo faixas de 30 metros de largura com a gramínea exclusiva, alternada com faixas de 10 metros, plantadas com espécies arbóreas. Foi adotado o delineamento experimental de blocos completos casualizados com arranjo fatorial 2 x 2, resultante da combinação entre duas frações da planta (folha e colmo) e dois ambientes de luminosidade (radiação solar plena e sob sombreamento natural de árvores), com quatro repetições. Foram avaliados os teores de proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA) e lignina e a digestibilidade “in vitro” da matéria seca (DIVMS). Os teores de FDA, FDN e lignina foram maiores no colmo que na folha, enquanto para DIVMS observou-se comportamento inverso. Os teores de FDN foram maiores a pleno sol que em condições de sombreamento, enquanto os valores de PB bruta na lâmina foliar e a DIVMS obtidos na sombra superaram aqueles observados a pleno sol. Os resultados evidenciaram que o sombreamento moderado, exercido por árvores existentes em sistemas silvipastoril, proporciona aumento nos teores de proteína bruta e redução nos teores de fibra em detergente neutro, incrementando a digestibilidade “in vitro” da MS da “B. decumbens”, cultivada no sub-bosque.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSistema silvipastoril
dc.titleValor nutritivo da “Brachiaria decumbens” em condições de sombreamento por árvores ou a sol pleno.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroGramínea Forrageira
dc.subject.thesagroPastagem
dc.subject.thesagroArborização
dc.subject.thesagroDigestibilidade
dc.subject.thesagroSombreamento
dc.subject.thesagroProteína Bruta
riaa.ainfo.id1172680
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-12
dc.contributor.institutionDOMINGOS SAVIO CAMPOS PACIULLO, CNPGL; MIRTON JOSE FROTA MORENZ, CNPGL; CARLOS AUGUSTO BRANDÃO DE CARVALHO, AGÊNCIA PAULISTA DE TECNOLOGIA DOS AGRONEGÓCIOS; FERNANDO CESAR FERRAZ LOPES, CNPGL; LUIZ JANUARIO MAGALHAES AROEIRA, CNPGL; FRANCISCO JOSE NASCIMENTO COSTA, CNPGL; GUSTAVO SOARES RODRIGUES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; ANA CLARISSA SOUZA MOTTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Valor-nutritivo-da-Brachiaria-decumbens.pdf23.73 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace