Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172685
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSILVA, J. C. da
dc.contributor.authorFREITAS, M. V. C.
dc.contributor.authorSILVA, J. de J.
dc.contributor.authorPELACANI, C. R.
dc.contributor.authorKIILL, L. H. P.
dc.contributor.authorDANTAS, B. F.
dc.date.accessioned2025-02-12T18:47:22Z-
dc.date.available2025-02-12T18:47:22Z-
dc.date.created2025-02-12
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationIn: CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA, 5., 2024, Juazeiro e Petrolina. O futuro da restauração: anais. Londrina: SOBRE, 2024.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172685-
dc.descriptionA germinação de sementes de palmeiras é desafiadora devido à resistência do endocarpo lenhoso, tornando o processo lento e desigual, mesmo em condições favoráveis. O objetivo do trabalho foi estudar a germinação de S. vagans (ariri) em diferentes condições. Para tanto, foram montados experimentos em delineamento inteiramente casualizado, com três repetições. (1) Para avaliar o fotoblastismo, sementes recém-colhidas de ariri foram colocadas para germinar em papel germitest umedecidos com água, na temperatura de 30°C na presença e ausência de luz. (2) Para avaliar o ponto de maturação e colheita de sementes, foram utilizadas sementes extraídas de frutos de coloração verde (imaturos); amarelos (início da maturidade) e alaranjados (maduros). As sementes foram colocadas para germinar em papel germitest umedecido com água, a 30°C com fotoperíodo de 12h. Em todos os experimentos a avaliação da germinação foi 28 dias após semeadura. Não houve diferença significativa na porcentagem de germinação (23%) das sementes em presença ou ausência de luz. Sendo assim, as sementes de ariri foram classificadas como fotoblásticas neutras. As sementes procedentes de frutos verdes apresentaram 16% de germinação e aquelas provenientes de frutos após início da maturação apresentaram germinação em torno de 28% e podem ser colhidas e utilizadas na propagação da espécie. No entanto, as sementes recém-colhidas apresentaram germinação baixa e lenta. Além disso, após armazenamento em ambiente não controlado as sementes não apresentaram germinação. Outros estudos deverão focar em métodos para avaliação rápida da qualidade dessas sementes e em induzir maior germinação nas sementes recém-colhidas e armazenadas.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSyagrus vagans
dc.subjectGerminação de sementes
dc.subjectFotoblastismo
dc.subjectPalmeira ornamental
dc.subjectQualidade fisiológica
dc.subjectPalmeira
dc.titleAspectos germinativos de sementes de Syagrus vagans (Bondar) A. D.Hawkes (ARECACEAE).
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroSemente
dc.subject.thesagroPlanta Ornamental
dc.subject.thesagroGerminação
dc.subject.nalthesaurusSeeds
dc.format.extent2p. 133.
riaa.ainfo.id1172685
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-12
dc.contributor.institutionJAMILLE CARDEAL DA SILVA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; MARCOS VINICIUS CARVALHO FREITAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; JAILTON DE JESUS SILVA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; CLAUDINEIA REGINA PELACANI, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; LUCIA HELENA PIEDADE KIILL, CPATSA; BARBARA FRANCA DANTAS, CPATSA.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ASPECTOS-GERMINATIVOS-DE-SEMENTES-DE-SYAGRUS.pdf34.94 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace