Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172688
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorRUGGIERI, A. C.
dc.contributor.authorBOTREL, M. de A.
dc.contributor.authorALMEIDA, A. R. P. de
dc.contributor.authorFIGUEIREDO, L. A. de
dc.date.accessioned2025-02-12T15:47:26Z-
dc.date.available2025-02-12T15:47:26Z-
dc.date.created2025-02-12
dc.date.issued2006
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 43., 2006, João Pessoa. Produção animal em biomas tropicais: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2006.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172688-
dc.descriptionO experimento foi conduzido no IZ de Sertãozinho, SP, com tratamentos dispostos em DBC numa combinação em esquema fatorial 2X2 (2 espaçamentos 2 adubações) com quatro repetições e foram: plantio com espaçamento de 0,15 m entre linhas, plantio com espaçamento de 0,10 m entre linhas, Calagem e adubo mineral e calagem, fosfato natural e adubação orgânica. A área amostrada foi de 8 m2. A cada corte foram retiradas amostras de peso conhecido da forragem verde e levadas para estufa, calculando-se a produção de matéria seca por hectare. De outras amostras estimou-se a composição bromatológica (PB, FDN, MM e DIVMS). A PMS total do tratamento orgânico em espaçamento de 10 cm foi maior no início do experimento, tornando-se semelhante com os cortes subseqüentes. Também o espaçamento de 10 cm mostrou tendência (P>0,05) de superioridade na PMS, mas não significativo estatisticamente. A composição bromatológica seguiu o seguinte padrão: altos valores de PB e DIVMS das folhas com baixos valores de FDN e valores constantes de MM e padrão inverso para caule (exceto os valores de MM), independente dos tratamentos aplicados, mostrando que a alfafa cultivada em condições favoráveis dentro de certa amplitude apresenta padrão semelhante na sua composição bromatológica. Neste contexto, a adubação orgânica pode ser utilizada como alternativa no cultivo da alfafa uma vez que a produção de matéria seca total e a composição bromatológica permanecem semelhantes à adubada com fertilizante químico.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectComposição bromatológica
dc.titleEstudo de diferentes espaçamentos e adubação orgânica vs mineral em alfafa.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroMedicago Sativa
dc.subject.thesagroMatéria Seca
dc.subject.thesagroProdução
riaa.ainfo.id1172688
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-12
dc.contributor.institutionANA CLÁUDIA RUGGIERI, INSTITUTO DE ZOOTECNIA SE SERTÃOZINHO; MILTON DE ANDRADE BOTREL, CNPGL; ANA REGINA PIMENTEL DE ALMEIDA, INSTITUTO DE ZOOTECNIA DE SERTÃOZINHO; LEOPOLDO ANDRADE DE FIGUEIREDO, INSTITUTO DE ZOOTECNIA DE SERTÃOZINHO.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Estudo-de-diferentes-espacamentos-e-adubacao-organica.pdf21.71 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace