Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172689
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorPEREIRA, A. V.
dc.contributor.authorLEDO, F. J. da S.
dc.contributor.authorAUAD, A. M.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, J. S. e
dc.contributor.authorSOUZA SOBRINHO, F. de
dc.date.accessioned2025-02-12T15:47:30Z-
dc.date.available2025-02-12T15:47:30Z-
dc.date.created2025-02-12
dc.date.issued2006
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 43., 2006, João Pessoa. Produção animal em biomas tropicais: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2006.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172689-
dc.descriptionO objetivo do trabalho foi avaliar a concentração de matéria seca em genótipos de “Pennisetum sp.” e a associação desta característica com o aumento de compostos não-digeríveis na forragem. Foram avaliados 49 clones de propagação vegetativa (12 híbridos interespecíficos hexaplóides, 23 híbridos interespecíficos triplóides, 12 híbridos intraespecíficos tetraplóides e duas cultivares comerciais). O ensaio foi implantado no delineamento de blocos casualizados com duas repetições. A parcela foi constituída de uma fileira simples de 5,0 m de comprimento, com espaçamento entre parcelas de 1,5 m. As características avaliadas foram porcentagem e produção de matéria seca; teor de proteína bruta, fibra em detergente neutro e fibra em detergente em ácido. A porcentagem de matéria seca da planta variou de 11,42 a 22,76, sendo os tratamentos separados em três grupos pelo teste de Scott Knott. O grupo dos híbridos triplóides e tetraplóides representou a maioria dos tratamentos com teor de matéria seca mais alta, enquanto a maioria dos híbridos hexaplóides foram agrupados entre os genótipos de menor teor de matéria seca. A larga amplitude de variação para o teor de matéria seca entre híbridos de “Pennisetum sp.” sugerem a possibilidade da seleção de materiais mais adequados à utilização na forma de silagem ou feno. O clone CNPGL 96-27-3 reuniu o maior número de características favoráveis à utilização na forma de silagem ou feno.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectVariabilidade genética
dc.titleVariabilidade do teor de matéria seca em genótipos de “Pennisetum sp.”
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroCapim Elefante
dc.subject.thesagroFeno
dc.subject.thesagroForragem
dc.subject.thesagroSilagem
riaa.ainfo.id1172689
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-12
dc.contributor.institutionANTONIO VANDER PEREIRA, CNPGL; FRANCISCO JOSE DA SILVA LEDO, CNPGL; ALEXANDER MACHADO AUAD, CNPGL; JACKSON SILVA E OLIVEIRA, CNPGL; FAUSTO DE SOUZA SOBRINHO, CNPGL.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Variabilidade-do-teor-de-materia-seca-em-genotipos-de-Pennisetum.pdf22.77 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace