Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172693
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMORENZ, M. J. F.
dc.contributor.authorSILVA, J. F. C.
dc.contributor.authorAROEIRA, L. J. M.
dc.contributor.authorDERESZ, F.
dc.contributor.authorVASQUEZ, H. M.
dc.contributor.authorLOPES, F. C. F.
dc.contributor.authorPACIULLO, D. S. C.
dc.contributor.authorELYAS, A. C. W.
dc.contributor.authorRODRIGUES, G. S.
dc.contributor.authorMOTTA, A. C. S.
dc.date.accessioned2025-02-13T07:41:14Z-
dc.date.available2025-02-13T07:41:14Z-
dc.date.created2025-02-12
dc.date.issued2006
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 43., 2006, João Pessoa. Produção animal em biomas tropicais: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2006.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172693-
dc.descriptionObjetivou-se avaliar o efeito do período de ocupação dos piquetes sobre a qualidade da forragem em pastagem de capim-elefante, manejada em sistema rotativo, com 30 dias de período de descanso e três dias de ocupação. Amostras de extrusa foram coletadas durante nove dias consecutivos, no 1o, 2o e 3o dias de ocupação de cada um dos três piquetes (blocos), nos meses de março e abril de 2002. Depois de processadas, as amostras foram analisadas para determinação dos teores de proteína bruta (PB), extrato etéreo (EE), fibra em detergente neutro (FDN) e ácido (FDA) e lignina. Foi utilizado o delineamento em blocos casualizados. A incubação ruminal “in situ” foi realizada por meio da técnica do saco de náilon, utilizando-se três vacas mestiças providas de cânulas ruminais. A composição química e a degradabilidade potencial (DP) variaram em função dos dias de ocupação do piquete (P<0,05). No primeiro dia de pastejo foram observados maiores teores de PB e EE, e menores teores de FDA. Não houve diferença quanto aos teores de FDN e lignina (P>0,05), embora se pode observar tendência no aumento destes teores com o avanço no período de ocupação. A DP diminuiu (P<0,05) com o avanço do período de ocupação dos piquetes, onde os menores valores foram observados nas amostras obtidas no terceiro dia de ocupação. Estes resultados demonstram a redução da qualidade da forragem ao longo dos dias de ocupação do piquete, podendo ocasionar variações diárias na produção de leite.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleComposição químico-bromatológica e degradabilidade ruminal “in situ” da matéria seca da extrusa do capim-elefante, durante o período de ocupação do piquete.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroForragem
dc.subject.thesagroPastejo Rotativo
dc.subject.thesagroVaca
dc.subject.thesagroLactação
riaa.ainfo.id1172693
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-12
dc.contributor.institutionMIRTON JOSE FROTA MORENZ, CNPGL; JOSÉ FERNANDO COELHO SILVA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE; LUIZ JANUARIO MAGALHAES AROEIRA, CNPGL; FERMINO DERESZ, CNPGL; HERNAN MALDONADO VASQUEZ, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE; FERNANDO CESAR FERRAZ LOPES, CNPGL; DOMINGOS SAVIO CAMPOS PACIULLO, CNPGL; ANA CRISTINA WYLLIE ELYAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; GUSTAVO SOARES RODRIGUES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; ANA CLARISSA SOUZA MOTTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Composicao-quimico-bromatologica-e-degradabilidade-ruminal.pdf23.39 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace