Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172700
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorCHAVES, L. C. da S.
dc.contributor.authorARAUJO, C. V. de
dc.contributor.authorFREITAS, A. F. de
dc.contributor.authorTORRES, R. de A.
dc.contributor.authorLOPES, P. S.
dc.contributor.authorSCHIERHOLT, A. S.
dc.date.accessioned2025-02-12T17:47:24Z-
dc.date.available2025-02-12T17:47:24Z-
dc.date.created2025-02-12
dc.date.issued2006
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 43., 2006, João Pessoa. Produção animal em biomas tropicais: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2006.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172700-
dc.descriptionRegistros de controles individuais de produção de leite de vacas Girolando foram utilizados na comparação entre modelos de regressão aleatória. Os modelos diferiram entre si por meio da função utilizada para descrever a trajetória da curva de lactação, sendo estas funções polinomiais de Legendre com três, quatro e cinco parâmetros, empregando diferentes números de classes residuais para o efeito de ambiente temporário. Comparações entre os modelos foram realizadas por meio do Teste da Razão de Verossimilhança e AIC. Verificou-se que a medida que se aumentou o número de parâmetros, menor foi o número de classes residuais necessárias para melhor ajuste a descrição dos dados. Para os modelos polinomiais com três parâmetros, o que promoveu o melhor ajuste empregou seis classes residuais, para o modelo com quatro parâmetros, quatro classes residuais e, o modelo que empregou cinco parâmetros, somente duas classes residuais foram suficientes. O modelo polinomial com cinco parâmetros foi o que mostrou menor diferença entre as variâncias de efeito de ambiente temporário localizadas nos extremos da trajetória de lactação, mostrando que a maior heterogeneidade dessas variâncias pode decorrer do uso de funções inadequadas para descrever a trajetória. Pelos resultados do AIC, o modelo polinomial com cinco parâmetros promoveu melhor ajuste para descrição da variação da produção no dia de controle quando comparado aos demais modelos.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAvaliação genética
dc.titleComparação entre modelos de regressão aleatória utilizando funções polinomiais de Legendre para o ajuste da produção de leite no dia do controle de primeiras lactações de vacas Girolando.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBovino
dc.subject.thesagroCurva de Lactação
riaa.ainfo.id1172700
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-12
dc.contributor.institutionLUCIARA CELI DA S. CHAVES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; CLAUDIO VIEIRA DE ARAUJO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA; ARY FERREIRA DE FREITAS, CNPGL; ROBLEDO DE A. TORRES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; PAULO SÁVIO LOPES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; ALEX SANDRO SCHIERHOLT, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Comparacao-entre-modelos-de-regressao-aleatoria.pdf23.52 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace