Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172706
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSILVA, J. de J.
dc.contributor.authorGOMES, R. A.
dc.contributor.authorSILVA, J. C. da
dc.contributor.authorPELACANI, C. R.
dc.contributor.authorDANTAS, B. F.
dc.date.accessioned2025-02-12T18:47:25Z-
dc.date.available2025-02-12T18:47:25Z-
dc.date.created2025-02-12
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationIn: CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA, 5., 2024, Juazeiro e Petrolina. O futuro da restauração: anais. Londrina: SOBRE, 2024.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172706-
dc.descriptionA conservação de sementes nativas da Caatinga é essencial para preservar a biodiversidade e manter o equilíbrio ecológico desta região única, garantindo assim a sustentabilidade ambiental e a resiliência das comunidades locais. O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade fisiológica das sementes de Handroanthus spongiosus (Rizzini) S. Grose armazenadas por dois anos sob diferentes condições. Utilizou-se um delineamento experimental inteiramente casualizado, em arranjo fatorial duplo, com tratamento adicional de sementes recém-colhidas. Foram avaliados cinco tempos de armazenamento (até 24 meses) e seis condições de armazenamento, combinando tipos de embalagens (permeáveis e impermeáveis) e ambientes (ambiente, câmara fria, freezer e nitrogênio líquido). A germinação foi avaliada em 4 repetições de 50 sementes cada, distribuídas entre três folhas de papel-germitest umedecidas com água destilada. As sementes foram incubadas a 25°C com fotoperíodo de 12 horas durante 14 dias. Foi contabilizada a emissão de 2 mm da raiz principal (germinação) e a formação de plântulas normais. As porcentagens de germinação (G%) e formação de plântulas normais oriundas (PN%) de sementes armazenadas em ambiente de laboratório diminuíram ao longo do tempo. PN% diminuiu a partir do 12º mês de armazenamento em ambiente não controlado. Para preservar sementes de H. spongiosus com qualidade, é recomendado usar temperaturas baixas e ultrabaixas em ambientes controlados como câmaras frias, freezers e nitrogênio líquido, juntamente com embalagens impermeáveis. Essas condições não afetam a germinação e são ideais para a conservação em curto e médio prazo.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSementes nativas da Caatinga
dc.subjectIpê-cascudo
dc.subjectFloresta seca
dc.subjectHandroanthus spongiosus
dc.titleAvaliação da qualidade fisiológica e armazenamento de sementes de uma espécie da Caatinga de extinção.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroSemente
dc.subject.thesagroEspécie Nativa
dc.subject.thesagroCaatinga
dc.subject.nalthesaurusNatural resources
dc.format.extent2p. 143.
riaa.ainfo.id1172706
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-12
dc.contributor.institutionJAILTON DE JESUS SILVA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; RAQUEL ARAUJO GOMES, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; JAMILLE CARDEAL DA SILVA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; CLAUDINÉIA REGINA PELACANI, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; BARBARA FRANCA DANTAS, CPATSA.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AVALIACAO-DA-QUALIDADE-FISIOLOGICA-E-ARMAZENAMENTO.pdf21.55 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace