Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172710
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVIANA, M. C. M.
dc.contributor.authorFREIRE, F. M.
dc.contributor.authorPURCINO, H. M. A.
dc.contributor.authorMACEDO, G. A. R.
dc.contributor.authorANDRADE, C. de L. T. de
dc.contributor.authorFERREIRA, J. J.
dc.date.accessioned2025-02-12T19:47:18Z-
dc.date.available2025-02-12T19:47:18Z-
dc.date.created2025-02-12
dc.date.issued2006
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 43., 2006, João Pessoa. Produção animal em biomas tropicais: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2006.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172710-
dc.descriptionUm dos grandes problemas da pecuária de leite e corte está relacionado com a estacionalidade da produção forrageira na época seca. Uma das opções para minimizar este efeito é a utilização da irrigação. Com o objetivo de avaliar a influência da irrigação sobre o crescimento, produção e qualidade nutricional de algumas forrageiras, foram conduzidos dois experimentos (com e sem irrigação), em área de Cerrado. Foram avaliados “Cynodon” sp cv. Tifton 85, “Pennisetum purpureum” cv. Pioneiro; “Brachiaria decumbens” cv. Basilisk, “Brachiaria brizantha” cv. Marandu e o “Panicum maximum” cvs. Tanzânia e Mombaça. Na época das águas, as diferenças em altura de planta foram devido ao hábito de crescimento de cada espécie. Os maiores teores de MS e PB foram registrados para as cultivares Tifton 85 e Pioneiro, respectivamente. A irrigação aumentou em 13,4 % a produção de MS na época das águas, sendo as maiores produções dos capins Pioneiro e Tifton 85. Na época seca, as Braquiárias e o Tifton 85 tiveram seus desenvolvimentos praticamente paralisados e não foram cortados em julho e agosto no sistema irrigado, indicando que outros fatores além da água afetaram o desenvolvimento das plantas. No sistema de sequeiro, os capins Tifton 85, Braquiária, Marandu, Tanzânia e Mombaça não foram cortados em julho, agosto e outubro.Na época seca a irrigação proporcionou incrementos de 87% na produção de massa. Entretanto, a contribuição deste período na produção anual de massa foi de 23%.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectProdução estacional
dc.titleAvaliação de forrageiras em sistema irrigado e de sequeiro em área de cerrado de Minas Gerais.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroIrrigação
dc.subject.thesagroTemperatura
riaa.ainfo.id1172710
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-12
dc.contributor.institutionMARIA CELUTA M. VIANA, EPAMIG; FRANCISCO M. FREIRE, EPAMIG; HORTÊNCA M. A. PURCINO, EPAMIG; GERALDO A. R. MACÊDO, EPAMIG; CAMILO DE LELIS TEIXEIRA DE ANDRADE, CNPMS; JOSÉ JOAQUIM FERREIRA, EPAMIG.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliacao-de-forrageiras-em-sistema-irrigado.pdf24.06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace