Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172712
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorLOPES, P. S.
dc.contributor.authorPIRES, A. V.
dc.contributor.authorGUIMARÃES, S. E. F.
dc.contributor.authorCARMO, F. M. do
dc.contributor.authorBENEVENUTO JÚNIOR, A. A.
dc.contributor.authorGUIMARÃES, C. T.
dc.date.accessioned2025-02-12T19:47:22Z-
dc.date.available2025-02-12T19:47:22Z-
dc.date.created2025-02-12
dc.date.issued2006
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 43., 2006, João Pessoa. Produção animal em biomas tropicais: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2006.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172712-
dc.descriptionO objetivo deste trabalho foi realizar o mapeamento de QTLs no cromossomo 6 de suínos (SSC6). Para tanto, uma população de 550 animais F2 foi obtida por cruzamento divergente entre machos da raça nativa brasileira Piau e fêmeas comerciais. Os animais foram genotipados para 13 marcadores microssatélites, para se procurar QTLs associados às seguintes características: comprimento de carcaça pelos métodos brasileiro e americano, peso e rendimento de carcaça, espessura de toucinho na região da copa, espessura de toucinho imediatamente após a última costela, espessura de toucinho entre a última e a penúltima vértebra lombar, menor espessura de toucinho na região acima da última vértebra lombar e espessura de toucinho imediatamente após a última costela, a 6,5 cm da linha dorso-lombar, espessura de bacon, profundidade de lombo, área de olho de lombo, pesos de órgãos internos (coração, pulmões, fígado, baço e rim) e comprimento de intestino. Foi utilizado o método de regressão por intervalo de mapeamento por meio do “software” QTL Express. Foram encontrados QTL sugestivos para as características de comprimento de carcaça pelo método brasileiro e espessura de bacon, e QTL significativo para peso do rim. Nas regiões dos picos da estatística F onde se encontraram QTLs sugestivos, devem ser incluídos mais marcadores, para se confirmar a presença de QTLs.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCruzamento divergente
dc.subjectMarcadores microssatélites
dc.titleMapeamento de locos de características quantitativas, no cromossomo 6 (SSC6) de suínos, associados à composição de carcaça.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroGenética Molecular
dc.subject.thesagroMarcador Molecular
riaa.ainfo.id1172712
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-12
dc.contributor.institutionPAULO SÁVIO LOPES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; ALDRIN VIEIRA PIRES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; SIMONE E. FACIONI GUIMARÃES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; FAUSTO MOREIRA DO CARMO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; AUGUSTO ALOÍSIO BENEVENUTO JÚNIOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; CLAUDIA TEIXEIRA GUIMARAES, CNPMS.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Mapeamento-de-locos-de-caracteristicas-quantitativas.pdf22.74 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace