Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172714
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorVIANA, M. C. M.
dc.contributor.authorPURCINO, H. M. A.
dc.contributor.authorMACEDO, G. A. R.
dc.contributor.authorFREIRE, F. M.
dc.contributor.authorANDRADE, C. de L. T. de
dc.contributor.authorFERREIRA, J. J.
dc.date.accessioned2025-02-12T19:47:26Z-
dc.date.available2025-02-12T19:47:26Z-
dc.date.created2025-02-12
dc.date.issued2006
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 43., 2006, João Pessoa. Produção animal em biomas tropicais: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2006.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172714-
dc.descriptionCom o objetivo de avaliar o efeito da irrigação sobre a qualidade nutricional do “Cynodon sp” cv Tifton 85, “Pennisetum purpureum” cv. Pioneiro; “Brachiaria decumbens” cv Basilisk, “Brachiaria brizantha” cv. Marandu, “Panicum maximum”cv. Tanzânia e Mombaça, foram conduzidos dois experimentos (com e sem irrigação) na estação das águas. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso com quatro repetições. O teor médio de PB variou entre as espécies, com o cv. Pioneiro apresentando o maior valor e os capins Mombaça e Tifton 85 os menores teores de PB. A irrigação causou redução de 9,33% no teor médio de PB e aumentou em 8,5 % o teor de lignina das forrageiras. Os teores de FDA e FDN foram significativos somente em relação às espécies, ficando evidente as diferenças entre espécies para a composição da fração fibrosa. Os menores teores de FDA foram obtidos para a B .decumbens e brizantha que não diferiram entre si, enquanto os capins Mombaça e Tanzânia apresentaram os maiores valores. Os teores de FDA, FDN e celulose não foram influenciados pela irrigação realizada nos períodos de veranico. Ocorreu interação significativa entre espécie e sistema (irrigado e de sequeiro) para a DIVMS, sendo a maior digestibilidade registrada para a o cv. Marandu, no sistema irrigado. Os capins Braquiária, Marandu e Pioneiro apresentaram valor nutritivo superior às demais forrageiras.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectDIVMS
dc.subjectFDA
dc.subjectFDN
dc.titleComposição química e digestibilidade “in vitro” de forrageiras em sistema irrigado e de sequeiro.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroIrrigação
dc.subject.thesagroPastagem
dc.subject.thesagroValor Nutritivo
riaa.ainfo.id1172714
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-12
dc.contributor.institutionMARIA CELUTA M. VIANA, EPAMIG; HORTÊNCIA M.A. PURCINO, EPAMIG; GERALDO A.R. MACÊDO, EPAMIG; FRANCISCO M. FREIRE, EPAMIG; CAMILO DE LELIS TEIXEIRA DE ANDRADE, CNPMS; OSÉ JOAQUIM FERREIRA, EPAMIG.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Composicao-quimica-e-digestibilidade-in-vitro-de-forrageiras.pdf23,86 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace