Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172719
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorPACIULLO, D. S. C.
dc.contributor.authorVIANA FILHO, A.
dc.contributor.authorAROEIRA, L. J. M.
dc.contributor.authorMALAQUIAS JUNIOR, J. D.
dc.contributor.authorRODRIGUEZ, N. M.
dc.contributor.authorMORENZ, M. J. F. A.
dc.contributor.authorLOPES, F. C. F.
dc.contributor.authorCOSTA, F. J. N.
dc.date.accessioned2025-02-12T19:47:38Z-
dc.date.available2025-02-12T19:47:38Z-
dc.date.created2025-02-12
dc.date.issued2006
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 6., 2006, Campos dos Goytacazes, RJ. Bases científicas para o desenvolvimento sustentável: anais. Campo de Goytacazes: UENF; Brasília, DF: SBSAF, 2006.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172719-
dc.descriptionA arborização tem sido considerada um meio eficiente de promover a sustentabilidade de pastagens em regiões de pecuária leiteira. As árvores podem controlar a erosão e melhorar a fertilidade do solo e a qualidade da forragem. A qualidade da forragem, determinada pela sua composição química, digestibilidade e pelo consumo de matéria seca pelo animal, influencia a produtividade animal. Por isso, o conhecimento da qualidade tem sido importante para recomendações eficientes do plano nutricional, visando determinada resposta animal e produtividade por área. A arborização promove aumentos nos teores de proteína bruta das gramíneas; mas sua influência nos teores de fibra e lignina e na digestibilidade é variável com a espécie, nível de sombreamento e época do ano. Ademais, são poucos os trabalhos com avaliação de consumo de animais em sistemas silvipastoris, principalmente em pastagens consorciadas de gramíneas e leguminosas herbáceas. Foi objetivo deste trabalho avaliar a composição química, a digestibilidade e o consumo voluntário de pasto por novilhas Holandês x Zebu, mantidas em sistema silvipastoril ou em pastagem exclusiva de braquiária.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleComposição química e digestibilidade da forragem e consumo de matéria seca por novilhas Holandês x Zebu em sistema silvipastoril e em monocultura de Brachiaria decumbens.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBovino
dc.subject.thesagroGado Holandês
dc.subject.thesagroGado Zebu
dc.subject.thesagroAlimento Animal
dc.subject.thesagroGramínea Forrageira
riaa.ainfo.id1172719
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-12
dc.contributor.institutionDOMINGOS SAVIO CAMPOS PACIULLO, CNPGL; UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS; LUIZ JANUARIO MAGALHAES AROEIRA, CNPGL; UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; FERNANDO CESAR FERRAZ LOPES, CNPGL; FRANCISCO JOSE NASCIMENTO COSTA, CNPGL.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Composicao-quimica-e-digestibilidade-da-forragem-e-consumo-de-materia-seca-.pdf52.13 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace