Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172731
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSARAIVA, S. H.
dc.contributor.authorASSIS, A. V. R. de
dc.contributor.authorPALACIO, D. N. M.
dc.contributor.authorMATTA, V. M. da
dc.contributor.authorCABRAL, L. M. C.
dc.contributor.authorBIZZO, H. R.
dc.contributor.authorSUNDFELD, E.
dc.date.accessioned2025-02-13T12:47:11Z-
dc.date.available2025-02-13T12:47:11Z-
dc.date.created2025-02-13
dc.date.issued2005
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 4., 2005, Londrina. Anais... Brasília, DF: Embrapa Café, 2005.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172731-
dc.descriptionPesquisa recente constatou uma forte tendência de mudança nos hábitos dos consumidores com relação à ingestão de bebidas. No Brasil, o consumo de café estava sendo sustentado pelo hábito dos mais velhos, pois, entre os jovens, havia uma forte propensão ao seu abandono. Nas faixas etárias dos mais jovens evidenciou-se a preferência por refrigerantes e sucos. Tal tendência também foi observada no mercado norte americano. Uma das formas de reverter esta tendência é utilizar o aroma de café em alimentos que tradicionalmente são atraentes para o público jovem, o que, além de ampliar a utilização do café, pode também despertar o interesse nos jovens pelo consumo da bebida café. Já foram identificados na fração volátil do café torrado mais de 800 compostos com uma ampla variedade de grupos funcionais. Devido a essa complexidade, a extração dos aromas do café não é uma tarefa fácil. A pervaporação é uma tecnologia alternativa para a recuperação e concentração de compostos orgânicos voláteis de meios líquidos. Este processo apresenta vantagens em relação aos processos de extração (com solventes, por arraste a vapor e com fluído supercrítico) utilizados atualmente, tais como a não utilização de solventes e operação em condições amenas de temperatura e pressão. Este trabalho teve como objetivo a utilização do processo de pervaporação para a obtenção de concentrados representativos do aroma de café. Os experimentos de pervaporação foram realizados à temperatura de 35oC, em um módulo de pervaporação com uma membrana plana de EPDM. Amostras da alimentação antes e após o processo e do retido foram recolhidas e submetidas a análise cromatográfica para avaliar o perfil de aromas. Os resultados iniciais são promissores, indicando que o processo de pervaporação com membrana de EPDM é capaz de extrair e concentrar os compostos responsáveis pelo aroma da bebida café.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleExtração de aromas de café por pervaporação.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAroma
dc.subject.thesagroCafé
dc.subject.nalthesaurusPervaporation
dc.format.extent24 p.
riaa.ainfo.id1172731
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-13
dc.contributor.institutionSERGIO HENRIQUES SARAIVA, CNPCA; ANDRÉ V. R. DE ASSIS, 3UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; DENISE N. M. PALACIO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; VIRGINIA MARTINS DA MATTA, CTAA; LOURDES MARIA CORREA CABRAL, CTAA; HUMBERTO RIBEIRO BIZZO, CTAA; ESDRAS SUNDFELD, CTAA.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (SAPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Extracao-de-aromas-de-cafe.pdf313.65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace