Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172744
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSILVA, J. de J.
dc.contributor.authorSILVA, J. C.
dc.contributor.authorGOMES, R. A.
dc.contributor.authorFERREIRA, M. A. R.
dc.contributor.authorFREITAS, M. V. C.
dc.contributor.authorDANTAS, B. F.
dc.date.accessioned2025-02-13T17:47:09Z-
dc.date.available2025-02-13T17:47:09Z-
dc.date.created2025-02-13
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationIn: CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA, 5., 2024, Juazeiro e Petrolina. O futuro da restauração: anais. Londrina: SOBRE, 2024.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172744-
dc.descriptionTestes rápidos são essenciais para avaliar a qualidade fisiológica das sementes. O objetivo deste estudo foi ajustar a metodologia para avaliação da viabilidade de sementes de faveleira por meio do teste de tetrazólio. Foram utilizadas sementes de três lotes, retirados os tegumentos e colocadas em pré-condicionamento entre papel mata-borrão umedecido com água destilada por 16h a 30°C. Foi realizado um corte longitudinal nas sementes, passando pelo endosperma e embrião, escolhendo a metade mais adequada para visualizar as estruturas internas. Foi utilizado um delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 7 x 4, com sete concentrações do cloreto 2,3,5-trifenil tetrazólio (0,025; 0,05; 0,075; 0,1; 0,25; 0,5 e 0,75%) e quatro tempos de imersão (1, 2, 3 e 4h), com quatro repetições de 20 sementes. As sementes foram avaliadas individualmente e classificadas em viáveis e não viáveis. Os critérios utilizados foram tonalidade e uniformidade de coloração no endosperma e embrião. A combinação que permitiu melhor visualização dos tecidos vivos e que não diferiu da porcentagem de germinação, para os três lotes, foram 0,05 e 0,075% em 3 e 4h. As soluções com concentrações de tetrazólio mais altas dificultaram a distinção entre tecidos vivos e deteriorados, promovendo superestimação da viabilidade devido a intensa coloração. A condição ideal para realização do teste de tetrazólio para sementes de faveleira é a imersão na solução de cloreto de 2,3,5-trifenil tetrazólio na concentração de 0,05% por 3 h para reduzir tempo e custos.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectQualidade fisiológica
dc.subjectTeste rápido
dc.subjectTecnologia de sementes
dc.subjectFavela
dc.titleAvaliação do potencial fisiológico em sementes de faveleira (Cnidoscolus quercifolius Pohl) (EUPHORBIACEAE) por meio do teste de tetrazólio.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroFaveleira
dc.subject.thesagroSemente
dc.subject.thesagroCaatinga
dc.subject.thesagroTeste de Tetrazólio
dc.subject.nalthesaurusCnidoscolus quercifolius
dc.format.extent2p. 153.
riaa.ainfo.id1172744
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-13
dc.contributor.institutionJAILTON DE JESUS SILVA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; JAMILLE CARDEAL SILVA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; RAQUEL ARAUJO GOMES, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; MARIA APARECIDA RODRIGUES FERREIRA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; MARCOS VINICIUS CARVALHO FREITAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; BARBARA FRANCA DANTAS, CPATSA.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Avaliacao-do-potencial-fisiologico-em-sementes-de-faveleira.pdf37.43 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace