Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172871
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSILVEIRA, L. F. da
dc.contributor.authorDIOGO, J. M. da S.
dc.contributor.authorFRANCO, G. L.
dc.contributor.authorBENEZ, A. L. C.
dc.contributor.authorLEITE, G. G.
dc.contributor.authorMENDES, J. H. M.
dc.date.accessioned2025-02-17T20:47:12Z-
dc.date.available2025-02-17T20:47:12Z-
dc.date.created2025-02-17
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 44., 2007, Jaboticabal. O avanço científico e tecnológico na produção animal: anais. Jaboticabal: Sociedade Brasileira de Zootecnia: UNESP, 2007.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172871-
dc.descriptionO objetivo deste trabalho foi observar o comportamento ingestivo diurno de bezerros de corte submetidos à suplementação protéico-energética e suas diferentes frequências de fornecimento. Foram utilizados 56 bezerros da raça Nelore, com oito meses de idade e peso vivo médio de 174 kg, mantidos em pastagem de Brachiaria brizantha no período seco do ano. Os tratamentos empregados foram: controle (sem suplementação), suplementação diária, suplementação três vezes por semana e suplementação uma vez por semana. Para registrar as atividades de pastejo adotou-se a observação visual feita a cada dez minutos durante 12 horas, em cinco datas. Os bezerros que não recebiam suplementação pastejaram significativamente (P<0,05) por mais tempo e tiveram menor tempo de ócio que animais suplementados. Dentre as diferentes frequências de suplementação não houve diferença significativa (P>0,05) para as variáveis: tempo de pastejo, ruminação, cocho, sal e bebedouro. Portanto a redução na frequência de suplementação leva a uma redução dos custos de fornecimento da alimentação sem afetar o comportamento ingestivo diurno dos bovinos.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleComportamento ingestivo diurno de bezerros submetidos a diferentes frequências de suplementação protéico-energética na época seca
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroComportamento Animal
dc.subject.thesagroBezerro
dc.subject.thesagroBovino
dc.format.extent23 p.
riaa.ainfo.id1172871
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-17
dc.contributor.institutionLUIS FERNANDO DA SILVEIRA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; JOSÉ MAURO DA SILVA DIOGO, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; GUMERCINDO LORIANO FRANCO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL; ANDRÉ LUÍS CAVALCANTE BENEZ, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; GILBERTO GONCALVES LEITE, CPAC; JORGE HENRIQUE MENESES MENDES, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Comportamento-ingestivo-diurno.pdf76.51 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace