Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172871
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVEIRA, L. F. da
dc.contributor.authorDIOGO, J. M. da S.
dc.contributor.authorFRANCO, G. L.
dc.contributor.authorBENEZ, A. L. C.
dc.contributor.authorLEITE, G. G.
dc.contributor.authorMENDES, J. H. M.
dc.date.accessioned2025-02-17T20:47:12Z-
dc.date.available2025-02-17T20:47:12Z-
dc.date.created2025-02-17
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 44., 2007, Jaboticabal. O avanço científico e tecnológico na produção animal: anais. Jaboticabal: Sociedade Brasileira de Zootecnia: UNESP, 2007.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172871-
dc.descriptionO objetivo deste trabalho foi observar o comportamento ingestivo diurno de bezerros de corte submetidos à suplementação protéico-energética e suas diferentes frequências de fornecimento. Foram utilizados 56 bezerros da raça Nelore, com oito meses de idade e peso vivo médio de 174 kg, mantidos em pastagem de Brachiaria brizantha no período seco do ano. Os tratamentos empregados foram: controle (sem suplementação), suplementação diária, suplementação três vezes por semana e suplementação uma vez por semana. Para registrar as atividades de pastejo adotou-se a observação visual feita a cada dez minutos durante 12 horas, em cinco datas. Os bezerros que não recebiam suplementação pastejaram significativamente (P<0,05) por mais tempo e tiveram menor tempo de ócio que animais suplementados. Dentre as diferentes frequências de suplementação não houve diferença significativa (P>0,05) para as variáveis: tempo de pastejo, ruminação, cocho, sal e bebedouro. Portanto a redução na frequência de suplementação leva a uma redução dos custos de fornecimento da alimentação sem afetar o comportamento ingestivo diurno dos bovinos.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleComportamento ingestivo diurno de bezerros submetidos a diferentes frequências de suplementação protéico-energética na época seca
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroComportamento Animal
dc.subject.thesagroBezerro
dc.subject.thesagroBovino
dc.format.extent23 p.
riaa.ainfo.id1172871
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-17
dc.contributor.institutionLUIS FERNANDO DA SILVEIRA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; JOSÉ MAURO DA SILVA DIOGO, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; GUMERCINDO LORIANO FRANCO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL; ANDRÉ LUÍS CAVALCANTE BENEZ, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; GILBERTO GONCALVES LEITE, CPAC; JORGE HENRIQUE MENESES MENDES, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Comportamento-ingestivo-diurno.pdf76.51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace