Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173053
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVIANA, M. C. M.
dc.contributor.authorMACÊDO, G. A. R.
dc.contributor.authorFERREIRA, J. J.
dc.contributor.authorGONTIJO NETO, M. M.
dc.contributor.authorBOTELHO, W.
dc.contributor.authorMASCARENHAS, M. H. T.
dc.contributor.authorALVARENGA, R. C.
dc.date.accessioned2025-02-20T12:48:05Z-
dc.date.available2025-02-20T12:48:05Z-
dc.date.created2025-02-20
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 45., 2008, Lavras. Biotecnologia e sustentabilidade: anais dos resumos. Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2008.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173053-
dc.descriptionO experimento foi conduzido na Fazenda Experimental de Santa Rita/EPAMIG, Prudente de Morais no período de novembro/2006 a fevereiro/2007, com o objetivo de verificar a influência do plantio de milho consorciado com a Brachiaria brizantha cv Xaraés sobre a produção de massa para ensilagem, no sistema de integração lavoura-pecuária. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso em parcelas subdivididas, com três repetições. A parcela principal consistiu do sistema de cultivo do milho: em monocultivo e consorciado com a B. brizantha e a subparcela das cultivares de milho BRS 1030 e BRS 3060. Na colheita foram determinados os teores de matéria seca (MS), proteína bruta (PB) e a produtividade do milho colhido para ensilagem. A composição química e a qualidade da silagem de milho também foram avaliadas. Foram observadas diferenças entre as cultivares de milho e entre o sistema de plantio para os teores de MS e PB, respectivamente. O cv BRS 1030 apresentou maior teor de MS na época da colheita. O milho cultivado no sistema consorciado apresentou redução no teor de PB. .A produção de milho para silagem não foi influenciada pelo sistema de cultivo, sendo obtido uma produção média de 11,5 t/ha de massa seca. Os valores de PB, FDA, FDN, Celulose, pH e N-amoniacal indicaram que a silagem produzida neste sistema foi considerada de boa qualidade. O plantio de milho consorciado com a B. brizantha cv Xaraés, no sistema de integração lavoura-pecuária não interferiu na produção de milho para silagem.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleProdução de milho para silagem no sistema de integração lavoura-pecuária, em área de pastagem degradada, na região Central de Minas Gerais.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBrachiaria Brizantha
dc.subject.thesagroVariedade
dc.subject.thesagroZea Mays
dc.subject.thesagroSistema de Cultivo
riaa.ainfo.id1173053
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-20
dc.contributor.institutionMARIA CELUTA MACHADO VIANA, EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS; GERALDO ANTÔNIO RESENDE MACÊDO, EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS; JOSÉ JOAQUIM FERREIRA, EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS; MIGUEL MARQUES GONTIJO NETO, CNPMS; WALDIR BOTELHO, EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS; MARIA HELENA TABIM MASCARENHAS, EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS; RAMON COSTA ALVARENGA, CNPMS.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Producao-de-milho-para-silagem-no-sistema-de-integracao-lavoura-pecuaria.pdf68.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace