Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173114
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFRANCEZ, L. M. de B.
dc.contributor.authorBATISTA, F. de J.
dc.contributor.authorRUSCHEL, A. R.
dc.date.accessioned2025-02-20T18:47:19Z-
dc.date.available2025-02-20T18:47:19Z-
dc.date.created2025-02-20
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationIn: Missio, Francieli de Fatima (org.). Tópicos especiais em engenharia florestal. Guarujá: Científica Digital, 2024. p. 158-195.
dc.identifier.isbn978-65-5360-613-5
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173114-
dc.descriptionO objetivo desta pesquisa foi modelar e avaliar o crescimento da área transversal, ingresso e mortalidade de Carapa guianensis Aubl., sob o efeito da exploração florestal, desbaste e fogo na Floresta Nacional do Tapajós, Belterra, Pará. Em 1981 e 1983, foram instaladas aleatoriamente 60 parcelas de 50 m x 50 m, onde foram mensurados os indivíduos com DAP > 5cm. Foram constituídos oito tratamentos conforme as diferentes intensidades de exploração, desbaste e fogo. Foram ajustados modelos de crescimento, ingresso e mortalidade com os dados relativos ao período de 1981(1983) - 2012. A competição foi determinada com o uso de índices independentes da distância. Foram testados seis modelos para estimar o incremento em área transversal, quatro para o ingresso e um para a mortalidade. Os critérios estatísticos utilizados para a determinação do melhor modelo foram: o coeficiente de determinação ajustado, o erro padrão da estimativa, valor de F para p < 0,01 e análise gráfica dos resíduos. Os testes de Shapiro-Wilk, Durbin-Watson e Goldfeld-Quandt avaliaram a normalidade, independência e homocedasticidade dos resíduos. A correlação entre as variáveis foi feita pelo método de Spearman. A análise de covariância foi feita para as equações que melhor atenderem os critérios estatísticos. Os tratamentos com aplicação do desbaste, mostraram indivíduos com maiores incrementos independente da classe diamétrica a que pertencem, o que não foi observado em T1SF onde os maiores incrementos ocorreram somente nas classes superiores a 35cm, o que pode ser explicado pelo adensamento do dossel e consequente dificuldade de captação de luz dos indivíduos de menor porte. Todos os modelos testados para a modelagem do incremento da área transversal de C. guianensis, apresentaram baixo percentual de ajuste, mesmo após a inserção do índice de Glover e Hool, apontado como o de melhor correlação pelo método de Spearman. A análise de covariância feita para as melhores equações, mostrou não haver diferença entre os tratamentos. Foram registrados 148 ingressos.ha-1 e 376 indivíduos mortos.ha-1, com um balanço negativo de 27,54%. Todos os tratamentos apresentaram taxas de mortalidade superiores ao ingresso, à exceção do T4SF. A maior taxa de mortalidade foi observada no tratamento de maior intensidade de exploração (T1). Os modelos de ingresso não apresentaram bons ajustes, enquanto o modelo de mortalidade apresentou um Raj 2 de 0,6205. A análise de covariância, não apontou diferença entre os tratamentos, tanto para o ingresso quanto para a mortalidade. Os modelos de crescimento, ingresso e mortalidade não apresentaram bons ajustes. Contudo, foram semelhantes aos relatados na literatura, em floresta natural de terra firme na Amazônia.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPará
dc.subjectFloresta Nacional do Tapajós
dc.subjectBelterra
dc.titleModelagem do crescimento em área transversal de Carapa guianensis Aubl., sob o efeito da exploração florestal, desbaste e fogo na Flona de Tapajós, Belterrra, Pará.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroÁrvore Florestal
dc.subject.thesagroCarapa Guianensis
dc.subject.thesagroCrescimento
dc.subject.thesagroAndiroba
dc.subject.thesagroMortalidade
dc.subject.thesagroÁrea Basal
dc.subject.nalthesaurusAmazonia
riaa.ainfo.id1173114
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-20
dc.contributor.institutionLUCIANA MARIA DE BARROS FRANCEZ, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA; FÁBIO DE JESUS BATISTA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA; ADEMIR ROBERTO RUSCHEL, CNPF.
Appears in Collections:Capítulo em livro científico (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CientificaDigital-2024-AreaTransversalCarapaGuianensis-Ruschel-et-al.pdf981.06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace