Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173300
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, J. N. P. da
dc.contributor.authorVALADARES, h. l. b.
dc.contributor.authorALMEIDA, M. C. R. de
dc.contributor.authorSILVA FILHO, J. R. V. da
dc.contributor.authorNOGUEIRA, D. M.
dc.contributor.authorVOLTOLINI, T. V.
dc.date.accessioned2025-02-25T06:56:58Z-
dc.date.available2025-02-25T06:56:58Z-
dc.date.created2025-02-24
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 18., 2024, Aracaju. Pecuária digital e sustentabilidade na produção animal: resumos. Aracaju: Sociedade Nordestina de Produção Animal, 2024.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173300-
dc.descriptionA inclusão de dietas ricas em energia e/ou proteínas tem impacto significativo na atividade reprodutiva [1]. O uso da palma forrageira na alimentação pode influenciar positivamente na reprodução e no peso corporal [2]. Esse trabalho teve como objetivo avaliar o intervalo entre a retirada do PRIMER, dispositivo utilizado na sincronização do estro, e o início do estro de ovelhas mestiças Santa Inês submetidas à suplementação de curta duração com palma orelha de elefante. Foram utilizadas 30 ovelhas de diferentes ordens de parto, com peso médio de 40kg, divididas em dois grupos: 1) Controle, composto por ovelhas mantidas em pastagem de Panicum repens, e 2) Palma, ovelhas a pasto e 300g de suplementação concentrada contendo palma forrageira, a qual foi foi composta por palma (20%), milho grão moído (53%), farelo de trigo (13%) e farelo de soja (14%). Foi ofertada uma suplementação durante 9 dias associada a um protocolo hormonal descrito por Nogueira et al. [1]. A observação do estro iniciou após a retirada do PRIMER (Dia 9) em intervalos de 12 horas por período de 60 horas utilizando um rufião. Foi utilizada a Análise de Variância, seguida do teste de t (Fisher). A manifestação do estro foi observada em 80% (12/15) e 93% (14/15) das ovelhas (P>0,05), e o intervalo entre a retirada do PRIMER e o início do estro foi de 23 ± 5h e de 29 ± 14h (P>0,05) para os grupos Controle e Palma, respectivamente. A suplementação com concentrado à base de palma não foi suficiente para promover um benefício adicional significativo no comportamento estral das ovelhas em comparação ao grupo Controle [3]. A boa oferta de forragem e qualidade da pastagem foi suficiente para manter o bom estado nutricional e reprodutivo das ovelhas após o protocolo de sincronização do estro. Diante dos resultados obtidos, conclui-se que a suplementação concentrada de palma forrageira pode ser dispensada quando as ovelhas são mantidas em pastagem de boa qualidade.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAtividade estral
dc.subjectEstro
dc.subjectPequenos ruminantes
dc.titleAtividade estral de ovelhas submetidas à suplementação de curta duração à base de palma forrageira.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroPalma Forrageira
dc.subject.thesagroOvelha
dc.subject.thesagroNutrição Animal
dc.subject.thesagroReprodução Animal
dc.subject.nalthesaurusAnimal nutrition
dc.subject.nalthesaurusOpuntia stricta
riaa.ainfo.id1173300
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-24
dc.contributor.institutionJENNIFER NANDES PEREIRA DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; HORTÊNCIA LORENA BRITO VALADARES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; MIRNA CLARISSA RODRIGUES DE ALMEIDA, UNIVERSIADDE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; JOSÉ RENALDO VILAR DA SILVA FILHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; DANIEL MAIA NOGUEIRA, CPATSA; TADEU VINHAS VOLTOLINI, CPATSA.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Atividade-estral-de-ovelhas-submetidas-a-suplementacao-de-curta-duracao-a-base-de-palma-forrageira..pdf17.71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace