Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173329
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorALVES, L. dos S.
dc.contributor.authorVINCIPROVA, F. F.
dc.contributor.authorTAVARES, L. G. R.
dc.contributor.authorGONZALES, J. de S.
dc.contributor.authorBORTOLINI, F.
dc.contributor.authorMITTELMANN, A.
dc.date.accessioned2025-02-25T18:28:05Z-
dc.date.available2025-02-25T18:28:05Z-
dc.date.created2025-02-25
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationIn: SEMANA INTEGRADA UFPEL, 10.; CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 33., 2024, Pelotas. Anais [...]. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2024.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173329-
dc.descriptionO trevo-vesiculoso (Trifolium vesiculosum Savi) é uma leguminosa forrageira de inverno, anual, que apresenta prolongado período de produção de forragem, com alto rendimento e qualidade proporcionando bom desempenho animal e excelente capacidade de ressemeadura natural (MORAES et al., 1994; REIS, 2007). Os campos naturais da Região Sul do Brasil são a base alimentar dos rebanhos de bovinos e ovinos que existem nessa extensa área. Esses campos são compostos, principalmente, por gramíneas perenes de ciclo estival, de bom valor forrageiro durante a primavera e o verão. No entanto, no período de inverno, essas gramíneas são crestadas pelas geadas e entram em dormência fisiológica, então para que se alcance um melhor resultado, se mantendo uma oferta contínua de alimentos de alta qualidade para os animais durante todo o ano, várias opções têm sido sugeridas, dentre elas, a formação de pastagens com espécies de estação fria, uso de forragem conservada na forma de feno ou silagem, diferimento e melhoramento do campo natural através da adubação e/ou introdução de outras espécies, principalmente leguminosas (COELHO et al., 2002). Por todos esses benefícios da espécie, este trabalho teve como objetivo avaliar a produtividade de forragem de materiais de trevo-vesiculoso desenvolvidos pelo programa de Melhoramento de Leguminosas Forrageiras de Clima Temperado da Embrapa, visando o desenvolvimento de novas cultivares, a fim de ajudar o produtor, tanto na parte de nutrição do seu rebanho, e até mesmo na fixação de nitrogênio no solo.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleProdutividade de forragem de genótipos de trevo-vesiculoso em terras baixas.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroPlanta Forrageira
dc.subject.thesagroLeguminosa Forrageira
riaa.ainfo.id1173329
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-25
dc.contributor.institutionLUCAS DOS SANTOS ALVES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; FABIANA FALLEIRO VINCIPROVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; LUÍS GUILHERME RAMOS TAVARES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; JORDANA DE SOUZA GONZALES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; FERNANDA BORTOLINI, CPACT; ANDREA MITTELMANN, CNPGL.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPACT)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Produtividade-de-forragem-de-genotipos-de-trevo-vesiculoso-em-terras-baixas..pdf420.58 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace