Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173377
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, M. V. G. B.
dc.contributor.authorMACHADO, M. A.
dc.contributor.authorNASCIMENTO, C. S. do
dc.contributor.authorMOITA, A. K. F.
dc.contributor.authorMARTINEZ, M. L.
dc.contributor.authorCAMPOS, A. L.
dc.contributor.authorMARTINS, M. F.
dc.date.accessioned2025-02-26T14:28:11Z-
dc.date.available2025-02-26T14:28:11Z-
dc.date.created2025-02-26
dc.date.issued2004
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 41., 2004, Campo Grande, MS. Produção animal e a segurança alimentar: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2004.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173377-
dc.descriptionOs hormônios do eixo somatotrópico estão envolvidos em atividades fisiológicas, como regulação do crescimento, desenvolvimento da glândula mamária e lactação. O objetivo deste trabalho foi estudar a associação dos polimorfirmos dos genes bGH, IGF-1 e PIT-1 com características de peso e ganho de peso numa população F2 de bovinos (Gir x Holandês). Os polimorfismos foram analisados pela técnica de PCR- RFLP. As freqüências alélicas A e B do gene PIT-1 e dos genótipos AA, AB e BB, nas populações parentais (Holandês e Gir), F1 e F2 foram semelhantes; todavia, as populações parentais apresentaram freqüências alélicas e genotípicas diferentes das populações cruzadas para esse gene. Para o gene bGH, os animais da raça Holandesa apresentaram freqüência igual a 100% para o alelo E e os animais da raça Gir 92% para o alelo F, resultando numa alta freqüência de indivíduos heterozigotos nas populações F1 e F2. Para o gene IGF-1, todos os animais da raça Holandesa eram heterozigotos (AB) e nos animais Gir, a maioria dos indivíduos foram homozigotos (AA), implicando na alta freqüência desses na F1 e F2. Foram encontradas associações significativas do alelo A do gene PIT-1 com as características de P205, P365 e GP_N_60. Para IGF-1 foi encontrado efeito significativo do alelo A somente para PN. Os alelos identificados podem ser usados como marcadores no melhoramento animal.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleAssociação dos genes candidatos PIT-1, bGH e IGF-1 com características de crescimento em uma população F2 de bovinos.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBovino
dc.subject.thesagroMarcador Molecular
riaa.ainfo.id1173377
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-26
dc.contributor.institutionMARCOS VINICIUS GUALBERTO B SILVA, CNPGL; MARCO ANTONIO MACHADO, CNPGL; CARLOS SOUZA DO NASCIMENTO; ANTÔNIA KÉCYA FRANÇA MOITA; MARIO LUIZ MARTINEZ, CNPGL; ANA LUCIA CAMPOS, CNPGL; MARTA FONSECA MARTINS, CNPGL.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Associacao-dos-genes-candidatos-PIT-1.pdf32,23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace