Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173393
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMOREIRA, P.
dc.contributor.authorRESENDE, J. C. de
dc.contributor.authorHEINEMANN, A. B.
dc.contributor.authorCOSTA, N. A. da
dc.contributor.authorVILELA, D.
dc.contributor.authorAROEIRA, L. J. M.
dc.contributor.authorPINHEIRO, P. C. G.
dc.contributor.authorSTOCK, L. A.
dc.date.accessioned2025-02-26T16:27:58Z-
dc.date.available2025-02-26T16:27:58Z-
dc.date.created2025-02-26
dc.date.issued2004
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 41., 2004, Campo Grande, MS. Produção animal e a segurança alimentar: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2004.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173393-
dc.descriptionA busca por modelos alternativos de produção de leite sustentáveis e competitivos e, ainda, com potencial para aumentar a rentabilidade e a eficiência da atividade leiteira, motivou esta pesquisa. As alternativas da produção estacional no verão e convencional (ano todo) são combinadas e testadas em quatro modelos básicos: a) produção convencional de leite (ano todo) sem uso de concentrado; b) produção convencional de leite (ano todo) com uso de concentrado; c) produção estacional de leite sem uso de concentrado; e c) produção estacional de leite com uso de concentrado. O trabalho foi implantado, próximo a cidade de Goiânia, em uma área de 34ha. Em cada modelo são mantidas 15 vacas mestiças girolando em lactação. Os dados de produção total ajustada e produção média por vaca, obtidos entre outubro de 2002 e outubro de 2003, mostram o seguinte: sistema convencional sem concentrado, produção total de 3.100kg (6,8 kg/vaca/dia); sistema convencional com concentrado, produção total de 3.537kg (7,7 kg/vaca/dia); sistema estacional sem concentrado, produção total de 3.102kg (6,8 kg/vaca/dia); e sistema estacional com concentrado, produção total de 2.653kg (5,8 kg/vaca/dia). As informações são consideradas preliminares e não permitem inferências consistentes sobre o melhor sistema em termos de rentabilidade. Sugerem, no entanto, que na Região Centro-Oeste existe espaço para as quatro alternativas de produção, uma vez que todas elas preconizam o pasto como base principal da alimentação do rebanho.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleAvaliação de quatro alternativas de produção de leite a pasto na região Centro-Oeste do Brasil: dados preliminares.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroProdução Leiteira
dc.subject.thesagroPastejo
dc.subject.thesagroRentabilidade
riaa.ainfo.id1173393
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-26
dc.contributor.institutionPAULO MOREIRA, CNPGL; JOAO CESAR DE RESENDE, CNPGL; ALEXANDRE BRYAN HEINEMANN, CNPGL; NIVALDO ALVES DA COSTA, AGENCIARURAL; DUARTE VILELA, CNPGL; LUIZ JANUARIO MAGALHAES AROEIRA, CNPGL; PAULO CÉSAR GONÇALVES PINHEIRO; LORILDO ALDO STOCK, CNPGL.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Avaliacao-de-quatro-alternativas-de-producao-de-leite.pdf22.08 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace