Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173421
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorDERESZ, F.
dc.contributor.authorFERREIRA, A. de M.
dc.contributor.authorCOSER, A. C.
dc.contributor.authorMARTINS, C. E.
dc.contributor.authorVERNEQUE, R. da S.
dc.date.accessioned2025-02-26T19:28:56Z-
dc.date.available2025-02-26T19:28:56Z-
dc.date.created2025-02-26
dc.date.issued2004
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 41., 2004, Campo Grande, MS. Produção animal e a segurança alimentar: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2004.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173421-
dc.descriptionO objetivo foi avaliar o efeito de estratégias de suplementação concentrada sobre o intervalo parto cio de vacas Holandês x Zebu manejadas em pastagem de capim-elefante durante a época das chuvas. Os tratamentos foram: vacas sem suplementação = T0; vacas produzindo acima de de 10 kg diários de leite recebendo concentrado até 60 dias de lactação =T60 e vacas produzindo acima de 10 kg diários de leite recebendo concentrado até 120 dias de lactação =T120. A suplementação com concentrado foi balanceada em nutrientes na base de 1 kg para 2 kg de leite. Foram utilizadas oito vacas/tratamento, repetidos em três locais, totalizando 72 vacas. O experimento ocorreu durante a época chuvosa de 2000/2001. As vacas entraram no estudo no mínimo 60 dias antes da previsão do parto e as parições tiveram início no mês de outubro de 2000, concentrando-se em novembro e dezembro. A pastagem de capim-elefante foi manejada em pastejo rotativo com 30 dias de descanso e três dias de ocupação do piquete com duas repetições de área (repetição = um conjunto de 11 piquetes) por tratamento. A taxa de lotação variou de quatro (local 3) a cinco vacas por hectare. Não houve diferença (P>0,05) entre os tratamentos para o intervalo médio parto cio, peso vivo ao parto, escore corporal ao parto e produção de leite, indicando que vacas Holandês x Zebu, sem suplementação com concentrado, manejadas em pastagens de capim-elefante, adubado, em pastejo rotativo, podem produzir até 15 kg de leite por dia, sem prejuízo no intervalo parto cio.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleEstratégias de suplementação concentrada e intervalo parto cio de vacas Holandês x Zebu manejadas em pastagem de capim-elefante.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroGramínea
dc.subject.thesagroCapim Elefante
dc.subject.thesagroVaca
dc.subject.thesagroLactação
riaa.ainfo.id1173421
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-26
dc.contributor.institutionFERMINO DERESZ, CNPGL; ADEMIR DE MORAES FERREIRA, CNPGL; ANTONIO CARLOS COSER, CNPGL; CARLOS EUGENIO MARTINS, CNPGL; RUI DA SILVA VERNEQUE, CNPGL.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Estrategias-de-suplementacao-concentrada-e-intervalo-parto-cio.pdf19.23 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace