Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173425
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorPALIERAQUI, J. G. B.
dc.contributor.authorFONTES, C. A. de A.
dc.contributor.authorRIBEIRO, E. G.
dc.contributor.authorMARTINS, C. E.
dc.contributor.authorCOSER, A. C.
dc.contributor.authorSANTOS JUNIOR, E.
dc.contributor.authorSILVA, R. M. C. da
dc.date.accessioned2025-02-26T20:29:24Z-
dc.date.available2025-02-26T20:29:24Z-
dc.date.created2025-02-26
dc.date.issued2004
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 41., 2004, Campo Grande, MS. Produção animal e a segurança alimentar: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2004.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173425-
dc.descriptionA pesquisa foi conduzida na Universidade Estadual Norte Fluminense. Teve o objetivo de estudar a influência da irrigação das forrageiras Panicum maximum, Jacq., cv. Mombaça, e Penisetum purpureum, Schum., cv. Napier, na época seca, submetidas a pastejo, sobre o consumo e digestibilidade in vivo. Os tratamentos compreenderam as combinações de dois níveis de irrigação (com e sem) e as duas forrageiras, num arranjo fatorial 2X2. Foram adotados turnos de rega de sete dias. Novilhos F1 Europeu-zebu foram utilizados em pastejo rotacionado, com período de ocupação de quatro dias e de descanso de 32 dias e carga animal variável, com pressão de pastejo de 4 kg de matéria seca foliar por 100 kg de peso vivo. O consumo alimentar foi estimado utilizando-se o método de produção fecal/indigestibilidade. A produção fecal foi estimada utilizando-se o indicador Cr2O3. Os valores de consumo total diário, por 100 kg de peso vivo e por unidade de tamanho metabólico de matéria seca (MS) e matéria orgânica (MO) foram mais elevados para o capim Mombaça que para o Napier, não sendo influenciados pela irrigação. Os coeficientes de digestibilidade da MO e proteína (PB) do Napier foram mais elevados que do Mombaça, não havendo diferença entre as forrageiras quanto aos coeficientes de digestibilidade da MS, da fibra em detergente neutro (FDN) e fibra em detergente ácido (FDA). Verificou-se maior digestibilidade da MO e menor da PB nas forrageiras irrigadas.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleInfluência da irrigação sobre o consumo e a digestibilidade in vivo dos capins elefante, cv. napier (Pennisetum purpureum, Schum.) e Panicum maximum, Jaqc., cv. Mombaça, na época seca.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroForrageira Tropical
dc.subject.thesagroGado de Corte
dc.subject.thesagroForragem
dc.subject.thesagroPastejo Rotativo
riaa.ainfo.id1173425
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-26
dc.contributor.institutionJORGE GUILHERME BERGOTTINI PALIERAQUI, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO; CARLOS AUGUSTO DE ALENCAR FONTES, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO; ENILSON GERALDO RIBEIRO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO; CARLOS EUGENIO MARTINS, CNPGL; ANTONIO CARLOS COSER, CNPGL; EDIZIO SANTOS JUNIOR; ROBERTO MACHADO CARNEIRO DA SILVA.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Influencia-da-irrigacao-sobre-o-consumo-e-a-digestibilidade-in-vivo.pdf23.83 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace