Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173435
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorDALTIO, J.
dc.contributor.authorGÜRTLER, S.
dc.contributor.authorMAGALHÃES, L. A.
dc.contributor.authorFARIAS, A. R.
dc.contributor.authorFONSECA, M. F.
dc.contributor.authorSILVEIRA, H. L. F. da
dc.contributor.authorMARTINHO, P. R. R.
dc.contributor.authorCARVALHO, C. A. de
dc.contributor.authorMINGOTI, R.
dc.contributor.authorRAMOS, F. T.
dc.date.accessioned2025-02-27T12:27:55Z-
dc.date.available2025-02-27T12:27:55Z-
dc.date.created2025-02-27
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO DE GEOTECNOLOGIAS NO PANTANAL, 8., 2024, Poconé. Descoberta e conexão: pioneirismo em geotecnologias no coração do Pantanal: anais. São José dos Campos: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 2024. p. 509-518.
dc.identifier.isbn978-65-89159-15-5
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173435-
dc.descriptionA agricultura familiar representa um pilar fundamental da estrutura econômica e social do Brasil, sendo responsável por uma parte significativa da produção nacional, além de desempenhar um papel crucial na promoção de segurança alimentar no pais. Na Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá e entorno, este segmento é representado por cerca de 28.000 famílias residentes no meio rural, organizadas em 10.547 estabelecimentos agropecuários. Seu fortalecimento depende do apoio de políticas públicas, capazes de compreender especificidades regionais e criar mecanismos eficientes de desenvolvimento e consolidação do setor. Neste contexto, foi estabelecida uma parceria entre a Empresa Mato Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER) e a Embrapa, com o objetivo de estruturar uma plataforma digital para integrar dados de diferentes dimensões territoriais para a caracterização da região e, principalmente, oferecer funcionalidades para análises de inteligência que subsidiem políticas públicas e investimentos locais. A solução foi estruturada a partir do conceito de inteligência territorial estratégica, que prevê a organização temática de dados espaciais em cinco grandes quadros: natural, agrário, agrícola, de infraestrutura e socioeconômico. Espera-se que a plataforma possa ser utilizada para subsidiar ações de gestão territorial de organizações públicas e privadas por meio da tipificação dos municípios da região em função dos seus potenciais ambientais e produtivos, apoiando instituições de pesquisa, órgãos de planejamento, gestão e de assistência técnica rural.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAnálise espacial
dc.subjectInteligência territorial estratégica
dc.titlePlataforma de inteligência territorial de apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar na região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá e entorno.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroDesenvolvimento Rural
dc.subject.thesagroPolíticas Públicas
dc.description.notesGeopantanal 2024.
riaa.ainfo.id1173435
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-27
dc.contributor.institutionJAUDETE DALTIO, CNPM; SALETE GÜRTLER, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; LUCIOLA ALVES MAGALHAES, CNPM; ANDRE RODRIGO FARIAS, CNPM; MARCELO FERNANDO FONSECA, CNPM; HILTON LUIS FERRAZ DA SILVEIRA, CNPM; PAULO ROBERTO RODRIGUES MARTINHO, CNPM; CARLOS ALBERTO DE CARVALHO, CNPM; RAFAEL MINGOTI, CNPM; FABRÍCIO TOMAZ RAMOS, EMPRESA MATO-GROSSENSE DE PESQUISA ASSISTÊNCIA E EXTENSÃO RURAL.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
6317.pdf1.77 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace