Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173447
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorROCHA, J. P.
dc.contributor.authorSILVA, J. dos S. V. da
dc.date.accessioned2025-02-27T13:30:34Z-
dc.date.available2025-02-27T13:30:34Z-
dc.date.created2025-02-27
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationRevista de Economia e Sociologia Rural, v. 62, n. 3, e272683, 2024.
dc.identifier.issn1806-9479
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173447-
dc.descriptionResumo: Este estudo foi realizado na bacia leiteira do município de Juína, Mato Grosso, Brasil, com área aproximada de 300 mil ha, 216 produtores que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, produziu 10,5 milhões de litros de leite, em 2019. O objetivo é regionalizar e caracterizar esta bacia leiteira. Para tanto, 60 produtores foram entrevistados com aplicação de questionário. Os dados coletados foram compilados e organizados em gráficos, textos e mapas produzidos no software QGIS. A análise desses dados permitiu regionalizar a bacia em seis Zonas Produtivas, apoiada na aglutinação pretérita dos produtores. Evidenciou-se as disparidades entre essas zonas, tanto no que tange à produção, quanto no que diz respeito aos índices de produtividade. Diante do aspecto de maior preocupação levantado identificou-se: baixa produtividade, fruto de um quadro que envolve a precária situação das pastagens; falta de suplementação alimentar; baixo padrão genético do rebanho; e principalmente, falta de assistência técnica. Faz-se necessária intervenção das agências de fomento públicas e privadas a esse tipo de atividade de forma urgente e efetiva. Assim, esta pesquisa poderá subsidiar intervenções e apoiar o desenvolvimento e sustentabilidade da bacia leiteira, servindo como arcabouço científico à tomada de decisões.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectRegionalização
dc.subjectBovinocultura de leite
dc.subjectRegionalization
dc.subjectDairy cattle farming
dc.titleCaracterização da bacia leiteira do município de Juína – MT, Brasil.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroAgricultura Familiar
dc.subject.thesagroProdução Leiteira
dc.subject.nalthesaurusSmall-scale farming
riaa.ainfo.id1173447
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-27
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/1806-9479.2023.272683
dc.contributor.institutionJOSEMIR PAIVA ROCHA, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO; JOAO DOS SANTOS VILA DA SILVA, CNPTIA.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNPTIA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AP-Caracterizacao-bacia-leiteira-2024.pdf1.48 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace