Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173476
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorPARRELLA, N. L. D.
dc.contributor.authorCARVALHO, M. L. M. de
dc.contributor.authorPARRELLA, R. A. da C.
dc.contributor.authorRESENDE, J. C. F. de
dc.contributor.authorREIS, J. B. R. da S.
dc.date.accessioned2025-02-27T17:35:21Z-
dc.date.available2025-02-27T17:35:21Z-
dc.date.created2025-02-27
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE PLANTAS OLEAGINOSAS, ÓLEOS, GORDURAS E BIODIESEL, 6., 2009, Montes Claros. Biodiesel: inovação tecnológica: revista de resumos. Lavras: Universidade Federal de Lavras, 2009.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173476-
dc.descriptionA caracterização e avaliação de cultivares são consideradas essenciais tanto para estabelecer diferenças ou semelhanças entre acessos de germoplasma, como para estimular sua utilização para resgatar o desenvolvimento das culturas. Tradicionalmente, está sendo realizada através de descritores morfológicos, porém existe a necessidade de alternativas, como o uso de ferramentas moleculares. Esse trabalho foi conduzido no Laboratório de Genética Molecular – UFLA. Foram utilizados 12 lotes de sementes de mamona de 9 municípios produtores, coletadas pela EMATER-MG. Na caracterização molecular foram testados 99 primers pertencentes aos kits OPA, OPE, POM, OPN e OPP com 10 pares de bases, da Operon Technologies, Inc. Apenas 25% dos lotes apresentaram germinação superior ao padrão nacional de 85% para comercialização de sementes certificadas. Dentre os primers testados, a maioria gerou produtos monomórficos, porém, entre os 17 primers utilizados para estudo de diversidade, foram gerados 88 fragmentos, dos quais 50 foram polimórficas (56,8%). Foi observada uma alta variabilidade genética entre os genótipos, mesmo se tratando de uma mesma cultivar, o que reflete a ampla variabilidade morfológica e agronômica contida no germoplasma de mamona e às altas taxas de alogamia dessa espécie.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectRicinnus comunis
dc.titleVariabilidade genética de sementes de mamona utilizadas na safra 2006 no estado de Minas Gerais.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroGenética Vegetal
dc.subject.thesagroDNA
riaa.ainfo.id1173476
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-27
dc.contributor.institutionNÁDIA NARDELY LACERDA DURÃES PARRELLA, EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS; MARIA LAENE MOREIRA DE CARVALHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; RAFAEL AUGUSTO DA COSTA PARRELLA, CNPMS; JOSÉ CARLOS FIALHO DE RESENDE, EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS; JOSÉ BATISTA RIBEIRO DA SILVA REIS, EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Variabilidade-genetica-de-sementes-de-mamona.pdf454.02 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace