Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173525
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorRONCATTO, G.
dc.contributor.authorCARAVINA, S. M.
dc.contributor.authorDEBASTIANI, R. F.
dc.contributor.authorROMANO, M. R.
dc.contributor.authorCRUZ, M. T. da
dc.contributor.authorGIRARDI, E. A.
dc.contributor.authorSOARES FILHO, W. dos S.
dc.contributor.authorBOTELHO, S. de C. C.
dc.date.accessioned2025-02-28T13:28:26Z-
dc.date.available2025-02-28T13:28:26Z-
dc.date.created2025-02-28
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 28.; ENCONTRO NACIONAL DE OLERICULTURA, 5., 2023, Pelotas, RS. Tecnologia e sustentabilidade: anais. Pelotas: SBF, 2023. p. 780-784.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173525-
dc.descriptionResumo: O estado de Mato Grosso produz 5 mil toneladas de citros numa área de aproximadamente 700 ha (IBGE, 2017). Entre as limas e limões comercializados no Brasil, a lima ácida ‘Tahiti’ (Citrus latifolia Tanaka) ocupa mais de 90% do mercado, que é preferencialmente de consumo in natura da fruta. Segundo Barboza (2007), a limeira ácida ‘Tahiti’ é, dentre as espécies cítricas, a de maior precocidade, apresentando já a partir do terceiro ano produção significativa. A região Centro- Oeste apresenta condições edafoclimáticas favoráveis para produção de ‘Tahiti’ durante todo o ano, desde que se faça adequado manejo da irrigação e da fertilização. A limeira ácida ‘Tahiti’ poderá ser uma alternativa agrícola importante para o Mato Grosso, principalmente para os agricultores familiares assentados da reforma agrária. No entanto, recomendações técnicas para o cultivo da limeira ácida ‘Tahiti’ elaboradas com base em resultados de pesquisa no estado e estudos de viabilidade econômica são praticamente inexistentes, o que desestimula novos investimentos na cultura. Uma das primeiras definições para o cultivo de citros é a recomendação do porta-enxerto da planta cítrica. Muito embora o porta-enxerto limoeiro ‘Cravo’ (Citrus limonia Osbeck) predomine na citricultura brasileira por proporcionar várias qualidades à planta de limeira ‘Tahiti, como tolerância à seca, precocidade na produção, alta produtividade de frutos de qualidade regular, tolerância à tristeza dos citros e bom comportamento em solos arenosos, em diversas regiões do Brasil o limoeiro ‘Cravo’ tem ocasionado perdas de produção e prejuízos aos produtores de limeira ácida ‘Tahiti’ devido a sua alta suscetibilidade à gomose-dos-citros (Phytophthora spp.). O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes híbridos e variedades porta-enxerto nas características agronômicas do clone ‘CNPMF-02’ dessa limeira ácida, aos três anos de idade no município de Guarantã do Norte-MT.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectLimeira Ácida
dc.subjectCultivar
dc.subjectTahiti CNPMF 02
dc.titleDesenvolvimento vegetativo da limeira ácida ‘tahiti cnpmf 02’ sobre porta-enxertos de citros no norte de Mato Grosso.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroPorta Enxerto
dc.subject.nalthesaurusTahiti
riaa.ainfo.id1173525
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-28
dc.contributor.institutionGIVANILDO RONCATTO, CPAMT; SANDRO MARCELO CARAVINA, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO; ROMULO FIORESE DEBASTIANI, FACULDADE FASIPE; MARCELO RIBEIRO ROMANO, CNPMF; MARIANA TEODORO DA CRUZ, FACULDADE FASIPE; EDUARDO AUGUSTO GIRARDI, CNPMF; WALTER DOS SANTOS SOARES FILHO, CNPMF; SILVIA DE CARVALHO CAMPOS BOTELHO, CPAMT.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAMT)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace