Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173533
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorRONCATTO, G.
dc.contributor.authorCARAVINA, S. M.
dc.contributor.authorDEBASTIANI, R. F.
dc.contributor.authorROMANO, M. R.
dc.contributor.authorCRUZ, M. T. da
dc.contributor.authorGIRARDI, E. A.
dc.contributor.authorSOARES FILHO, W. dos S.
dc.contributor.authorBOTELHO, S. de C. C.
dc.date.accessioned2025-02-28T16:28:30Z-
dc.date.available2025-02-28T16:28:30Z-
dc.date.created2025-02-28
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 28.; ENCONTRO NACIONAL DE OLERICULTURA, 5., 2023, Pelotas, RS. Tecnologia e sustentabilidade: anais. Pelotas: SBF, 2023. p. 1028-1032.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173533-
dc.descriptionResumo: A partir da década de 1960, a citricultura no Brasil (CUNHA SOBRINHO et al., 2013) foi estabelecida sobre apenas um porta-enxerto, que foi o limoeiro ‘Cravo’. Ele estabelece diversas características de interesse abrangente à planta cítrica, como a produtividade alta de frutos, a início precoce de produção e a tolerância à seca, além de bom comportamento em solos arenosos e tolerância à tristeza-dos-citros (POMPEU JUNIOR et al., 2008). Porém, esse porta-enxerto por ser suscetível, à gomose-dos-citros, especialmente sob a copa da limeira ácida ‘Tahiti’, acaba sendo limitada a expansão da citricultura no Estado do Mato Grosso. Por isso, a busca por resistência a esse patógeno se tornou indispensável devido a sua alta taxa de dano a cultura de citros, resultando em enormes prejuízos em todas as regiões. Porém, ainda não foram encontradas formas de resistência para o citros ou em outros gêneros próximos, dificultando o melhoramento genético, tornando assim, uma dificuldade em descobrir uma forma de controlar a doença através da resistência genética. No entanto, abordagens de estudo de herança poderão trazer novas informações sobre a suscetibilidade diferencial entre genótipos de citros. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes híbridos e variedades porta-enxerto nas características agronômicas do clone ‘CNPMF-02’ dessa limeira ácida, aos 4,5 anos de idade no município de Guarantã do Norte-MT.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectLimeria Ácida
dc.subjectGuarantã do Norte-MT
dc.titleAvaliação vegetativa da limeira ácida 'tahiti' sobre porta- enxertos de citros na Amazônia de Mato Grosso.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroLimão
dc.subject.thesagroPorta Enxerto
dc.subject.nalthesaurusTahiti
riaa.ainfo.id1173533
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-28
dc.contributor.institutionGIVANILDO RONCATTO, CPAMT; SANDRO MARCELO CARAVINA, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO; ROMULO FIORESE DEBASTIANI, FACULDADE FASIPE; MARCELO RIBEIRO ROMANO, CNPMF; MARIANA TEODORO DA CRUZ, FACULDADE FASIPE; EDUARDO AUGUSTO GIRARDI, CNPMF; WALTER DOS SANTOS SOARES FILHO, CNPMF; SILVIA DE CARVALHO CAMPOS BOTELHO, CPAMT.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAMT)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace