Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173539
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorNASCIMENTO, M. S. P. do
dc.contributor.authorRONCATTO, G.
dc.contributor.authorROMANO, M. R.
dc.contributor.authorOLIBONE, D.
dc.contributor.authorBOTELHO, S. de C. C.
dc.contributor.authorGIRARDI, E. A.
dc.contributor.authorSOARES FILHO, W. dos S.
dc.date.accessioned2025-02-28T17:28:32Z-
dc.date.available2025-02-28T17:28:32Z-
dc.date.created2025-02-28
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 28.; ENCONTRO NACIONAL DE OLERICULTURA, 5., 2023, Pelotas, RS. Tecnologia e sustentabilidade: anais. Pelotas: SBF, 2023. p. 1148-1151.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173539-
dc.descriptionResumo: A citricultura é um dos setores do agronegócio de maior competitividade e potencial de crescimento no cenário brasileiro. O Brasil detém 30% da produção mundial de laranja e 59% da de suco de laranja (NEVES e JANK, 2006). O estado de Mato Grosso produz 5 mil toneladas de citros numa área de aproximadamente 700 ha (IBGE, 2023) Mesmo o estado apresentando boas condições edafoclimáticas para a exploração da cultura, a produção de citros não atende à demanda exigida pelo mercado local. De acordo com Ritzinger et al. (1992), dentre outros fatores, a utilização de um único porta-enxerto constitui fator limitante para o desenvolvimento local desta cultura. Muito embora o porta-enxerto limoeiro ‘Cravo’ (Citrus limonia Osbeck) predomine na citricultura brasileira por proporcionar várias qualidades à planta cítrica, como tolerância à seca, precocidade na produção, alta produtividade de frutos de qualidade regular, tolerância à tristeza dos citros e bom comportamento em solos arenosos, esse porta-enxerto tem ocasionado perdas de produção e prejuízos aos produtores de limeira ácida ‘Tahiti’ em diversas regiões do Brasil, devido a sua alta suscetibilidade à gomose-dos-citros (Phytophthora spp.). O porta-enxerto exerce uma influência direta sobre as copas na adaptação a diferentes condições edafoclimáticas, na tolerância às enfermidades virais ou fúngicas e nos níveis de produção e qualidade da fruta (BRAVO e GALLARDO, 1994). Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar o desenvolvimento vegetativo de limeira ácida ‘Tahiti CNPMF 02’ sobre diferentes híbridos e variedades de porta- enxertos de citros, a um ano e meio de idade, no município de Sorriso-MT.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectLimeira Ácida
dc.subjectTahiti CNPMF 02
dc.subjectSorriso-MT
dc.titleAspectos vegetativos de porta-enxertos cítricos sob limeira ácida 'tahiti' no cerrado de Mato Grosso.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroPorta Enxerto
dc.subject.thesagroCerrado
dc.subject.nalthesaurusTahiti
riaa.ainfo.id1173539
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-28
dc.contributor.institutionMARIA SHIRLYANE PEREIRA DO NASCIMENTO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; GIVANILDO RONCATTO, CPAMT; MARCELO RIBEIRO ROMANO, CNPMF; DÁCIO OLIBONE, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO; SILVIA DE CARVALHO CAMPOS BOTELHO, CPAMT; EDUARDO AUGUSTO GIRARDI, CNPMF; WALTER DOS SANTOS SOARES FILHO, CNPMF.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAMT)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace