Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173604
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorCARVALHO, L. M. da S.
dc.contributor.authorLUZ, M. S.
dc.contributor.authorFRANCO, L. J. D.
dc.contributor.authorSILVA, K. J. D. e
dc.contributor.authorROCHA, M. de M.
dc.date.accessioned2025-03-21T19:28:12Z-
dc.date.available2025-03-21T19:28:12Z-
dc.date.created2025-03-06
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationRevista Observatorio de la Economia Latinoamericana, v. 23, n. 2, p. 1-20, 2025.
dc.identifier.issn1696-8352
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173604-
dc.descriptionO feijão-de-metro (Vigna unguiculatassp. sesquipedalis) é um alimento bastante consumido em alguns estados da região Norte do Brasil, onde as suas vagens imaturas cozidas são utilizadas principalmente em saladas. No entanto, poucas são as informações na literatura sobre a qualidade nutricional das vagens cruas e nenhuma pesquisa sobre os teores de nutrientes após o cozimento. Este trabalho teve como objetivo caracterizar nutrcionalmente as vagens imaturas de genótipos de feijão-de-metro, antes e pós cozimento. Foram avaliados cinco genótipos de feijão-de-metro, sendo duas linhagens (3943 e 3966) e três cultivares (BRS Raíra e BRS Lauré). A composição centesimal (umidade, cinzas, proteínas, lipídios e carboidratos) e o valor energético total (VET), foram determinados conforme metodologia da AOAC, enquanto o teor de fibra alimentar total (FAT), de forma indireta pelo teor de amido. As médias entre os genótipos foram comparadas pelo teste deTukey (p<0,05) e, entre os tratamentos (cru vs cozido), pelo testetdeStudent(p<0,05). As vagens imaturas cruas e cozidas dos genótipos de feijão-de-metro avaliados apresentam teores elevados de umidade, proteínas, carboidratos e VET, e baixos teores de cinzas e lipídios. O cozimento provoca aumento nos teores de umidade, lipídios e VET e diminuição no teor de cinzas, não afetando os teores de proteínas, carboidratos eFAT. As linhagens de feijão-de-metro 3944 e 3966 apresentam melhor perfil nutricional em termos de minerais (cinzas), proteínas, carboidratos, energia efibra alimentar, com boa retenção dos nutrientes após o cozimento, constituindo-se em uma excelente opção para o mercado de feijão-vagem, tornando o seu consumo saudável para a população nordestina, podendo ser incluídos na dieta ou utilizadas em programas de combate à desnutrição.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectFeijão Aspargo
dc.subjectQualidade Nutricional
dc.subjectProcessamento Térmico
dc.titleCaracterização nutricional antes e após cozimento de vagens imaturas de genótipos de feijão-de-metro (Vigna unguiculata ssp. sesquipedalis).
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroFeijão Chicote
dc.subject.thesagroVigna Unguiculata
dc.subject.nalthesaurusBeans
dc.subject.nalthesaurusNutritional status
dc.subject.nalthesaurusThermal analysis
riaa.ainfo.id1173604
riaa.ainfo.lastupdate2025-03-21
dc.contributor.institutionLISANDRA MARIA DA SILVA CARVALHO, INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO; MARCOS SERRA LUZ, INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO; LUIS JOSE DUARTE FRANCO, CPAMN; KAESEL JACKSON DAMASCENO E SILVA, CPAMN; MAURISRAEL DE MOURA ROCHA, CPAMN.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPAMN)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CaracterizacaoNutricionalCozimentoVagensImaturasGenotiposFeijaoMetro.pdf526.01 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace