Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173902
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorANDRADE, W. E. de B.
dc.contributor.authorSOUZA, R. B. de
dc.contributor.authorGUIMARÃES, R. J.
dc.contributor.authorCARVALHO, J. G. de
dc.contributor.authorMORAES, A. R. de
dc.date.accessioned2025-03-13T14:28:22Z-
dc.date.available2025-03-13T14:28:22Z-
dc.date.created2025-03-13
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 5., 2007, Águas de Lindóia. Anais... Brasília, DF: Embrapa Café, 2007.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173902-
dc.descriptionO nível crítico, amplamente usado na diagnose nutricional de plantas, apresenta algumas desvantagens, sendo sugerido o uso de faixas críticas, pois não existe uma concentração específica de determinado nutriente relacionada a uma produtividade, mas sim uma faixa. O presente trabalho objetivou determinar as faixas de suficiência de macro e micronutrientes em lavouras de produtividade alta (iguais ou superiores a 30 sc há-1 de café beneficiado) e produtividade baixa (inferior a 30 sc há-1 de café beneficiado), durante dois anos consecutivos. Para tanto, realizaram-se análises foliares em 167 lavouras de cafeeiros arábica, sendo 73 de alta e 94 de baixa produtividade, nos anos agrícolas de 1998/1999 e 1999/2000. Para cada nutriente, as faixas críticas que não apresentaram pontos de intersecção foram consideradas diferentes entre si. Verificou-se para cada nutriente que as faixas críticas ajustadas apresentam pontos de interseção entre ano de alta e baixa produtividade, o que torna estas faixas semelhantes entre si. Portanto, pode-se inferir que as faixas obtidas podem ser utilizadas nas lavouras independentemente de ser ano de alta ou de baixa produtividade. As faixas críticas obtidas também estão próximas das citadas na literatura. Para aumentar a confiabilidade das faixas críticas de macro e micronutrientes de cafeeiros cultivados no Rio de Janeiro, reduzindo-se os coeficientes de variação dos dados, recomenda-se novos estudos, envolvendo maior número de amostragens.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleFaixas críticas de concentração para macro e micro nutrientes em cafeeiros (Coffea arabica L.) no Estado do Rio de Janeiro.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroCafé
dc.subject.thesagroCoffea Arábica
dc.subject.thesagroAnálise Foliar
riaa.ainfo.id1173902
riaa.ainfo.lastupdate2025-03-13
dc.contributor.institutionWANDER EUSTÁQUIO DE BASTOS ANDRADE, PESAGRO-RIO/EEC; RONESSA BARTOLOMEU DE SOUZA, CNPH; RUBENS JOSÉ GUIMARÃES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; JANICE GUEDES DE CARVALHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; AUGUSTO RAMALHO DE MORAES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RA-CNPH-42229.pdf197.29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace