Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173953
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorTEIXEIRA, R. DE A.
dc.contributor.authorALBUQUERQUE, L. G. DE
dc.contributor.authorALENCAR, M. M. de
dc.date.accessioned2025-03-14T19:28:20Z-
dc.date.available2025-03-14T19:28:20Z-
dc.date.created2025-03-14
dc.date.issued2004
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 41., 2004, Campo Grande, MS. Produção animal e a segurança alimentar: anais. Campo Grande, MS: SBZ, 2004.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173953-
dc.descriptionDados de bovinos comerciais foram analisados com o objetivo de estimar os efeitos genéticos aditivos e nãoaditivos que podem influenciar as caracteristicas de crescimento. Foram analisados dois conjuntos: (1) Angus, Nelore e cruzamentos Angus x Nelore (conjunto-AN) e, (2) Hereford, Nelore e cruzamentos Hereford x Nelore (conjunto-HN). As caracteristicas analisadas foram os pesos ao nascimento, à desmama e ao sobreano, além dos ganhos em peso pré e pés-desmama. As andlises foram realizadas pelo método de quadrados minimos considerando-se trés modelos: o modelo 1 incluiu o efeito de grupo genético (GG) e os efeitos fixos: fazenda, manejo aninhado em fazenda, ano e més de nascimento, sexo do bezerro, e as covariaveis, idade do bezerro e idade da vaca (efeitos linear e quadratico) aninhados em sexo. No modelo 2 substituiu-se o GG pelas covariaveis dos efeitos lineares das heterozigoses individual (Hi) e materna (Hm) e de composicdo genética do bezerro e da vaca (fracdo de genes da raca Angus (CA) ou da raga Hereford (CH). O modelo 3 diferiu do modelo 2 por incluir as covariaveis que estimam os efeitos de recombinagao por meio da proposta de Dickerson (1973) ou da hipétese X de Kinghorn (1980). Os efeitos genéticos aditivos, heteréticos e epistaticos são fontes importantes de variação em relagdo as caracteristicas de crescimento e os animais cruzados apresentaram, de modo geral, maiores pesos e ganhos em peso à desmama e ao sobreano em relacdo aos animais das ragas puras.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCruzamentos
dc.subjectEpistasia
dc.subjectHeterose
dc.subjectSobreano
dc.titleEfeitos aditivos e não-aditivos que influenciam características de crescimento em bovinos de corte.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroDesmama
dc.format.extent24 p.
riaa.ainfo.id1173953
riaa.ainfo.lastupdate2025-03-14
dc.contributor.institutionRODRIGO DE ALMEIDA TEIXEIRA, UNIVERSIADE ESTADUAL PAULISTA; LUCIA GALVAO DE ALBUQUERQUE, UNIVERSIADE ESTADUAL PAULISTA; MAURICIO MELLO DE ALENCAR, CPPSE.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CPPSE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EfeitosAditivosNaoAditivos.pdf1.2 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace