Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173983
Título: Aplicação do método dialético-materialista aos estudos das alterações climáticas quaternárias no Sertão baiano do Brasil.
Autor: OLIVEIRA, L. J. de
LYRA, L. H. de B.
LINS, L. S. C.
SILVA, A. F.
Afiliación: LUCIVÂNIO JATOBA DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO; LUIZ HENRIQUE DE BARROS LYRA, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; LUAMA SORAIA COELHO LINS, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; ALINEAUREA FLORENTINO SILVA, CPATSA.
Año: 2025
Referencia: In: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS EM TERRITÓRIOS SEMIÁRIDOS, 1., 2024, Juazeiro. Anais... Juazeiro: UNIVASF: Universidade do Estado da Bahia, 2025.
Páginas: p. 304-308.
Descripción: O estudo objetiva abordar o que aconteceu no Sertão baiano, a partir da aplicação do Método Dialético-Materialista, e assim, contextualizar e interpretar as alterações climáticas ocorridas no período Quaternário. A área da pesquisa situa-se no Médio São Francisco, a qual atravessou fases de mudanças e flutuações climáticas. Há evidências de que em fases quaternárias interglaciais ocorreu certa umidificação do semiárido, enquanto nas fases também quaternárias de resfriamento, os climas tornaram-se tropicais semiáridos severos com profundas transformações nos processos erosivos e deposicionais, além de mudanças qualitativas e quantitativas da biodiversidade.
Thesagro: Mudança Climática
Clima
NAL Thesaurus: Climate change
Palabras clave: Quaternário brasileiro
Biodiversidadde
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPATSA)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace