Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1174087
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, M. D. de
dc.contributor.authorMOREIRA, F. R. B.
dc.contributor.authorCORTEZ, J. A.
dc.contributor.authorLIMA, L. L. de
dc.date.accessioned2025-03-20T18:28:03Z-
dc.date.available2025-03-20T18:28:03Z-
dc.date.created2025-03-20
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 22., 2008, Uberlândia. Ciência, tecnologia e inovação: resumos. Viçosa, MG: UFV, 2008.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1174087-
dc.descriptionNa cultura da mangueira os tripes estão entre as principais pragas que prejudicam os pomares no Submédio do Vale do São Francisco. Este trabalho tem como objetivos verificar o nível de infestação dos tripes em pomares da cv. Tommy Atkins e quantificar folhas e frutos injuriados pelo ataque. O estudo foi realizado em Petrolina-PE, de setembro de 2006 a janeiro de 2007, em área em conversão para o sistema orgânico (oito repetições) e em plantio convencional (sete repetições) isento de agrotóxicos durante o experimento. Para avaliar o nível de infestação, foram efetuadas amostragens inferior médio e superior (duas panículas/estrato). Foi observada presença de manchas típicas do ataque de tripes em todos os frutos acima de 50 mm de comprimento, como também em no mínimo vinte folhas/estrato vertical/planta. Além disso, foram quantificados frutos com orifícios no epicarpo, que supostamente são ocasionados pelos tripes, segundo os técnicos e produtores de manga da região. No plantio convencional, constatou-se alta infestação, com média de 146 tripes/panícula, das espécies Franklinella gardeniae e F. brevicaulis. Dos 971 frutos observados 4% apresentavam manchas e 49% orifícios. No plantio em conversão, verificou-se média de 48 tripes/panícula da espécie F. gardeniae e dos 823 frutos observados, 4,8% e 20% apresentaram-se manchados e com orifícios, respectivamente. Nas duas áreas, das 3.034 folhas observadas, apenas 20 estavam injuriadas. Nas áreas estudadas, a infestação de tripes observada foi acima do nível de ação recomendada para o Vale do São Francisco, mostrando que, o não controle dessa praga, pode provocar sérios prejuízos aos produtores de manga da região.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectManejo Integrado de Praga
dc.subjectTommy Atkins
dc.titleNível de infestação e injúrias causadas por tripes na cultura da mangueira no submédio do vale do são francisco.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroMangifera Indica
dc.subject.thesagroManga
dc.subject.thesagroProdução Integrada
dc.subject.thesagroPraga
dc.subject.nalthesaurusMangoes
dc.subject.nalthesaurusIntegrated pest management
riaa.ainfo.id1174087
riaa.ainfo.lastupdate2025-03-20
dc.contributor.institutionMARTIN DUARTE DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO; FLAVIA RABELO BARBOSA MOREIRA, CPATSA; JARCILENE ALMEIDA CORTEZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO; LÊDA LOPES DE LIMA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nivel-de-Infestacao-e-Injurias..pdf11.63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace