Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1174124
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSILVA, W. O. da
dc.contributor.authorBARROS, J. R. A.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, A. R. de
dc.contributor.authorSIMOES, W. L.
dc.contributor.authorANGELOTTI, F.
dc.date.accessioned2025-03-24T11:27:42Z-
dc.date.available2025-03-24T11:27:42Z-
dc.date.created2025-03-24
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS EM TERRITÓRIOS SEMIÁRIDOS, 1., 2024, Juazeiro, BA. Anais... Juazeiro, BA: UNIVASF: Universidade do Estado da Bahia, 2025.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1174124-
dc.descriptionAs altas temperaturas e as variações na precipitação afetam diretamente o rendimento das plantas. Com isso, objetivou-se, avaliar a influência da disponibilidade hídrica na produção de matéria fresca de cultivares de sorgo, em duas épocas de cultivo. O experimento foi conduzido na Embrapa, em blocos casualizados, em arranjo fatorial 2x6x4, sendo duas épocas de cultivo: junho e janeiro; seis cultivares de sorgo: Agri002E, BRS 716, BRS 506, SF 15, IAC Santa Elisa e BRS Ponta Negra, e quatro níveis de disponibilidade hídrica (25; 50; 75 e 100%), com quatro repetições. As irrigações foram realizadas a cada dois dias por meio do balanço de água no solo, com auxílio do aparelho TDR. O rendimento produtivo foi avaliado por meio do peso da matéria fresca (g), com corte realizado 90 dias após o plantio. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Scott-Knott, para dados qualitativos, e análise de regressão, para quantitativos. As cultivares de sorgo apresentaram variações significativas na produção de matéria fresca (MF) em resposta à disponibilidade hídrica e às épocas de plantio. Na época de temperaturas amenas, em junho, a cultivar SF 15 destacou-se com a maior produção de MF, atingindo 1328,5 g sob 100% de disponibilidade hídrica. Em contraste, a cultivar Agri002E teve o menor rendimento sob a mesma condição, com 652,2 g de MF. As demais cultivares também apresentaram aumentos progressivos na MF com a maior disponibilidade hídrica. Na época de temperaturas quentes, em janeiro, a cultivar Agri002E demonstrou maior adaptação ao aumento da temperatura, produzindo 1462,8 g de MF com 100% de disponibilidade hídrica, enquanto a BRS 506 obteve a menor produção sob as mesmas condições, com 497,6 g de MF. As demais cultivares mantiveram um bom desempenho em relação à MF, destacando-se em diferentes níveis de disponibilidade hídrica, especialmente com 75% e 100%. A escolha da época de cultivo e a disponibilidade hídrica interferem na produção de matéria fresca do sorgo.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectDisponibilidade hídrica
dc.subjectMatéria fresca
dc.subjectEstresse abiótico
dc.titleDisponibilidade hídrica e época de platio na produção de matéria fresca de sorgo.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroSorgo
dc.subject.thesagroSorghum Bicolor
dc.subject.thesagroMudança Climática
dc.subject.thesagroIrrigação
dc.subject.nalthesaurusGrain sorghum
dc.subject.nalthesaurusClimate change
dc.format.extent2p. 35-36.
riaa.ainfo.id1174124
riaa.ainfo.lastupdate2025-03-24
dc.contributor.institutionWESLLEY OLIVEIRA DA SILVA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; JULIANE RAFAELLE ALVES BARROS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; ANDERSON RAMOS DE OLIVEIRA, CPATSA; WELSON LIMA SIMOES, CPATSA; FRANCISLENE ANGELOTTI, CPATSA.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Disponibilidade-hidrica-e-epoca-de-platio-na-producao-de-materia-fresca-de-sorgo..pdf150.79 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace