Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1174690
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorCOSTA, H
dc.contributor.authorDANTAS, R. M.
dc.contributor.authorALVARENGA, M. B.
dc.contributor.authorPERIPOLLI, V.
dc.contributor.authorTANURE, C. B. G. e S.
dc.contributor.authorSEIXAS, L.
dc.contributor.authorJUNQUEIRA, V. S.
dc.contributor.authorMCMANUS, C.
dc.date.accessioned2025-04-09T20:03:12Z-
dc.date.available2025-04-09T20:03:12Z-
dc.date.created2025-04-09
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationCiência Animal Brasileira, v. 26, 2025.
dc.identifier.issn1809-6891
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1174690-
dc.descriptionA correspondência entre os seis principais programas de Melhores Práticas de Manejo (MPM) utilizados no Brasil para promover a sustentabilidade da cadeia leiteira foi avaliada com base nas diretrizes contidas no Guia de Boas Práticas de Produção de Leite da FAO e IDF. Os programas analisados foram: Programa Alimentação Segura, Programa Boas Práticas para Sustentabilidade, Programa Boas Práticas na Fazenda, Programa de Produção de Leite de Qualidade, Projeto Educampo e Projeto Balde Cheio. As características de cada programa foram organizadas em seis áreas principais: saúde animal, higiene da ordenha, nutrição (alimentação e água), bem-estar animal, meio ambiente e gestão socioeconômica. Cada uma dessas áreas foi subdividida em subáreas. Os dados qualitativos obtidos foram transformados em respostas quantitativas e submetidos a uma análise estatística. Os resultados mostraram que o Programa Alimentação Segura é o único que apresentou elevada correspondência com o Guia em todas as áreas. Os programas Boas Práticas para Sustentabilidade e Boas Práticas na Fazenda demonstraram uma correspondência média a alta, embora ambos necessitem de ajustes significativos na área de bem-estar animal. O Programa Boas Práticas na Fazenda também requer melhorias na gestão ambiental. Por outro lado, o Programa de Produção de Leite de Qualidade teve baixa correspondência com o Guia, necessitando de várias melhorias nas áreas de nutrição (alimentação e água), bem-estar animal, meio ambiente e gestão socioeconômica. Os Projetos Educampo e Balde Cheio apresentaram uma correspondência muito baixa, demandando intensas melhorias em todas as áreas, exceto na gestão socioeconômica. Diante disso, recomenda-se que esses projetos sejam implementados de maneira concomitante e complementar a programas mais robustos, como o Programa Alimentação Segura, Boas Práticas para Sustentabilidade ou Boas Práticas na Fazenda, que podem preencher lacunas importantes na gestão socioeconômica.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPráticas de Manejo
dc.subjectBoas práticas
dc.subjectIndicadores de sustentabilidade
dc.subjectGestão da qualidade
dc.titleAvaliação da sustentabilidade da cadeia de produção do leite pelos programas de boas práticas do Brasil.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroLeite
dc.subject.thesagroLaticínio
dc.subject.thesagroProdução Leiteira
riaa.ainfo.id1174690
riaa.ainfo.lastupdate2025-04-09
dc.contributor.institutionHEBER BRENNER ARAUJO COSTA, MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO; RODRIGO MOREIRA DANTAS, MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO; MARCELO BONNET ALVARENGA, GGPD; VANESSA PERIPOLLI, INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE, CAMPUS ARAQUARI; CANDICE BERGMANN GARCIA E SILVA TANURE, LOHMANN BREEDERS CANADA; LUIZA SEIXAS, MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO; VINÍCIUS SILVA JUNQUEIRA, BAYER CROP SCIENCE; CONCEPTA MCMANUS, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado / Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Artigo-Marcelo-Bonnet.pdf390.78 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace