Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1174816
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorARAÚJO, J. G. S. de
dc.contributor.authorMACHADO, M. R. de M.
dc.contributor.authorSILVA, A. F.
dc.contributor.authorJESUS, R. S. de
dc.contributor.authorFERREIRA, S. N.
dc.date.accessioned2025-04-14T14:51:43Z-
dc.date.available2025-04-14T14:51:43Z-
dc.date.created2025-04-14
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS EM TERRITÓRIOS SEMIÁRIDOS, 1., 2024, Juazeiro. Anais... Juazeiro: UNIVASF: Universidade do Estado da Bahia, 2025.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1174816-
dc.descriptionO estudo foi elaborado sob a ótica da importância do rio Ipojuca para o Estado de Pernambuco, principalmente para o manejo agroecológico a jusante da cidade de Caruaru, na zona rural do município. O objetivo é maximizar o uso do rio Ipojuca pelos agricultores ribeirinhos a partir da conscientização social da sua importância para o manejo agroecológico em uma região de escassez hídrica frequente. A análise climática do trecho estudado está baseada na abordagem teórica que trata do clima e da vegetação que são bastantes peculiares naquela região. Com base na coleta, no confrontamento e análise de dados o estudo se aprofundou nas causas e consequências da degradação daquele recurso hídrico. Observamos que a população urbana, principal geradora de efluentes, é atingida pelo dano a partir do momento em que se tornam consumidoras dos insumos produzidos pelos produtores rurais que utilizam o rio como fonte geradora de água, chamada de água de reuso, para irrigar suas culturas e matar a sede dos seus animais. Como fazer com que a população atingida por essa poluição possa cobrar respostas às questões ambientais tão prejudiciais à saúde pública?
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAgroecologia
dc.subjectVulnerabilidade
dc.subjectGeoambiental
dc.subjectManejo agroecologico
dc.subjectRio Ipojuca
dc.subjectBacia Ipojuca
dc.titleCaracterização climática da bacia do rio Ipojuca como solução para o manejo agroecológico a jusante da cidade de Caruaru - PE.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroMudança Climática
dc.subject.thesagroClima
dc.subject.thesagroBacia Hidrográfica
dc.subject.nalthesaurusClimate change
dc.format.extent2p. 1250-1254.
riaa.ainfo.id1174816
riaa.ainfo.lastupdate2025-04-14
dc.contributor.institutionJOÃO GUSTAVO SOARES DE ARAÚJO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO; MARIA RITA IVO DE MELO MACHADO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO; ALINEAUREA FLORENTINO SILVA, CPATSA; ROSEANE SANTOS DE JESUS, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE; SANDREANIO NASCIMENTO FERREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO.
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace